top of page
  • Foto do escritorRedação

Startup incubada na UEPG promove treinamento para professores

Projeto capacitou professores do Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba, para utilização de seu laboratório de robótica

Startup incubada na UEPG promove treinamento para professores em Telêmaco Borba. Foto: Cristina Gresele


O Clube da Robótica, startup incubada pela Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Agipi-UEPG), capacitou professores do Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba, para utilização de seu laboratório de robótica, entre 26 e 30 de janeiro. O treinamento treinou os docentes a utilizar a estrutura e equipamentos do laboratório, como máquinas de corte à laser e impressora 3D. O laboratório foi criado por meio de uma doação da empresa Klabin ao Colégio e é o único na rede estadual de ensino.


O treinamento permitiu que professores tenham autonomia para utilizar os equipamentos do laboratório nas atividades diárias das disciplinas, criando materiais didáticos para realização de aulas práticas. Os projetos desenvolvidos pelos professores e alunos também serão ferramentas de auxílio para estudantes que necessitam de atenção especial.


O diretor da Agipi, Rodrigo Simionato, destaca que o Clube da Robótica atua de forma inovadora e empreendedora, ao colaborar com a educação tradicional utilizando inovação tecnológica. “Ações como essa demonstram a importância das incubadoras dentro das Universidades na promoção de novos empreendimentos que impactam na sociedade e culminam na geração de novos produtos e serviços”, celebra o diretor. O CEO do Clube da Robótica e acadêmico do curso de Engenharia de Computação da UEPG, Evandro Kafka, ressalta que a capacitação de professores foi além de instruí-los a aplicar as tecnologias em aula, mas também vender os produtos didáticos desenvolvidos: “O objetivo não é ter lucro, mas conseguir gerar renda para o laboratório e não onerar o colégio”.


O Clube da Robótica e o corpo docente do Colégio Estadual Wolff Klabin avaliam que a capacitação obteve um resultado positivo. “Foi fantástico ver a empolgação dos professores. Quando a gente vê esse brilho nos olhos deles, a gente sabe que isso vai ser transmitido para os alunos também”, declara a diretora do colégio, professora Ionara Orso Jakovacz.

Startup incubada na UEPG promove treinamento para professores em Telêmaco Borba. Foto: Cristina Gresele

Da Assessoria

bottom of page