Projeto capacitou professores do Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba, para utilização de seu laboratório de robótica
O Clube da Robótica, startup incubada pela Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Agipi-UEPG), capacitou professores do Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba, para utilização de seu laboratório de robótica, entre 26 e 30 de janeiro. O treinamento treinou os docentes a utilizar a estrutura e equipamentos do laboratório, como máquinas de corte à laser e impressora 3D. O laboratório foi criado por meio de uma doação da empresa Klabin ao Colégio e é o único na rede estadual de ensino.
O treinamento permitiu que professores tenham autonomia para utilizar os equipamentos do laboratório nas atividades diárias das disciplinas, criando materiais didáticos para realização de aulas práticas. Os projetos desenvolvidos pelos professores e alunos também serão ferramentas de auxílio para estudantes que necessitam de atenção especial.
O diretor da Agipi, Rodrigo Simionato, destaca que o Clube da Robótica atua de forma inovadora e empreendedora, ao colaborar com a educação tradicional utilizando inovação tecnológica. “Ações como essa demonstram a importância das incubadoras dentro das Universidades na promoção de novos empreendimentos que impactam na sociedade e culminam na geração de novos produtos e serviços”, celebra o diretor. O CEO do Clube da Robótica e acadêmico do curso de Engenharia de Computação da UEPG, Evandro Kafka, ressalta que a capacitação de professores foi além de instruí-los a aplicar as tecnologias em aula, mas também vender os produtos didáticos desenvolvidos: “O objetivo não é ter lucro, mas conseguir gerar renda para o laboratório e não onerar o colégio”.
O Clube da Robótica e o corpo docente do Colégio Estadual Wolff Klabin avaliam que a capacitação obteve um resultado positivo. “Foi fantástico ver a empolgação dos professores. Quando a gente vê esse brilho nos olhos deles, a gente sabe que isso vai ser transmitido para os alunos também”, declara a diretora do colégio, professora Ionara Orso Jakovacz.
Da Assessoria
Commentaires