top of page
  • Foto do escritorRedação

Santuário no Parque Estadual de Vila Velha pode ser demolido

Em defesa, o vereador pede o tombamento histórico do Santuário Mãe da Divina Graça, em vista de que não haja demolição pelo plano de manejo do parque

A proposta de demolição está no Plano de Manejo do Parque Estadual de Vila Velha, que pode ser conferido no site do Instituto Água e Terra. Foto: Reprodução



O vereador Felipe Passos (PSDB), através de uma Moção de Apelo (186/2023) ao Poder Executivo, solicitou o tombamento como Patrimônio Histórico, da Igreja Mãe da Divina Graça e pede ainda que ela seja colocada no roteiro de turismo do Parque, para que seja contemplado contando toda sua importância e história para a região. A solicitação de processo administrativo pelo tombamento do templo religioso, partiu do advogado, de Joinville, Leonardo Bertoldi, o qual fazia visita no Parque de Vila Velha e ficou impressionado com a bela arquitetura da igreja e proibição de visitação ao espaço.


Segundo Felipe, tal pedido se faz necessário em vista que na última segunda-feira, 03, ocorreu uma reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC), no Centro Cultural, onde foi discutido e votado entre os Conselheiros sobre a possibilidade de tombamento do local, uma vez que a idéia inicial seria uma empresa administrar o Parque e com isso, poderia ocorrer a demolição da igreja. Na reunião foi decidido pelo pré-tombamento.


"É de grande interesse cultural, histórico e religioso para Ponta Grossa, o Estado do Paraná e o Brasil, que a mesma seja tombada como Patrimônio Histórico, não deixando assim que o plano de manejo do parque faça a demolição ou alterações em sua estrutura original. A história de fé e a religiosidade dessa ermida e santuário deve ser preservada e conhecida por muitas gerações. O tombamento manterá viva a história de luta dos cidadãos de Ponta Grossa na comemoração de 200 anos da cidade.", destaca Passos.


A próxima reunião do COMPAC ocorrerá no próximo mês, dia 8 de maio (segunda-feira) às 18h15, onde será escolhido um dos conselheiros para apresentar sua tese de defesa a favor do tombamento e por fim, decidir definitivamente sobre o assunto.


A proposta de demolição está no Plano de Manejo do Parque Estadual de Vila Velha, que pode ser conferido no site do Instituto Água e Terra (www.iat.pr.gov.br). A demolição está prevista no Encarte 4 - Manejo da Unidade de Conservação (pág.11).


Histórico da Ermida/Santuário de Nossa Senhora de Vila Velha - Mãe da Divina Graça

“Um dos acontecimentos mais significativos, nas festas jubilares de Dom Antonio Mazzarotto, foi a inauguração do Santuário, no Parque de Vila Velha, a 20 km de Ponta Grossa, que será o centro da pastoral turística da Diocese. A referida igreja, por determinação de Dom Geraldo Micheletto Pellanda, recebeu o nome de Santuário de Nossa Senhora de Vila Velha.


A imagem de Nossa Senhora foi doada pelo Papa Paulo VI, quando Dom Geraldo esteve em Roma, nos fins de 1963, proferindo sua Santidade, no momento da entrega, estas palavras: “Que esta imagem seja portadora de todas as graças e bênçãos celestes para a Diocese de Ponta Grossa e para todo o bom povo do Paraná e do Brasil”. A imagem foi levada ao local em 24 de novembro de 1979, em uma procissão motorizada, que partiu da Praça Barão de Guaraúna.


Na chegada, a imagem foi recebida com aplausos pelos presentes. Foram procedidas as bênçãos, a entronização da imagem de Nossa Senhora de Vila Velha e, logo após, o descerramento da placa alusiva ao acontecimento pelo bispo Dom Pedro Filipak e pelo representante do Núncio Apostólico Monsenhor Emery Kabongo.


Momento histórico atual

Hoje temos o Parque Estadual da Vila Velha com todas as belezas naturais desta região feitas com as mãos do Criador. Como medidas de preservação ambiental e ecológica, ainda há a Ermida no Parque Estadual da Vila Velha, mas a devoção com suas práticas religiosas e aglomeração de devotos, foi direcionado para o Município de Ponta Grossa, de modo especial, na Igreja Catedral da Diocese de Ponta Grossa.


Da Assessoria

bottom of page