top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

'Retrate Corina' encanta público e celebra a História de Ponta Grossa

O concurso teve como objetivo homenagear Corina Portugal e sua ligação com a história, cultura e misticismo dos Campos Gerais

Além da premiação dos vencedores do concurso, o público que compareceu no Lago de Olarias, conferiu a apresentação do músico Silvestre Alves. Foto: Divulgação


Na noite da última sexta-feira (18), a cidade de Ponta Grossa testemunhou um emocionante momento de celebração cultural durante a terceira noite do "PG Memória". A premiação do Concurso "Retrate Corina", promovido pela Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA), em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e apoio da Unidade Executiva Fundo Paraná (UEF), encantou o público presente no palco montado no Lago de Olarias.


O concurso, que teve como objetivo homenagear Corina Portugal e sua ligação com a história, cultura e misticismo dos Campos Gerais, abrangeu diversas categorias literárias e artísticas. A presidente da APLA, Dione Navarro, enfatizou a importância desses concursos culturais como forma de incentivar a reflexão sobre temas relevantes por meio da expressão artística.


"Nós acreditamos que a arte é uma poderosa ferramenta para explorar as dimensões culturais, sociais e históricas de nossa região. O Concurso 'Retrate Corina' foi uma maneira significativa de mergulharmos na riqueza da história de Ponta Grossa e de homenagearmos essa figura emblemática que é Corina Portugal", afirmou Dione Navarro.


A noite também teve as apresentações do cantor local e regionalista Silvestre Alves, que trouxe sua voz marcante e suas canções envolventes para embalar o evento. A organizadora do evento, Dione Navarro, expressou sua satisfação com a participação do público e o impacto cultural do concurso: "Ver o público prestigiando os premiados e compartilhando desse momento de celebração é extremamente gratificante. O Concurso 'Retrate Corina' nos lembra da importância de preservar e valorizar nossa história por meio da arte".


A cerimônia de premiação do "Retrate Corina" encerra as diversas ações do projeto "134 anos: de Corina Portugal à Maria da Penha", que envolveu centenas de pessoas, entre alunos, professores da UEPG, acadêmicos APLA e diversos artistas e escritores. O projeto ressignificou a importância da violência contra a mulher através de palestras/oficinas e apresentações artísticas culturais. Dentro de uma extensa programação, que iniciou em abril e finalizou com a cerimônia de premiação da última sexta-feira.


Confira o registro da premiação:

Fotos: Divulgação



Categoria Poema:

1º lugar: “Corina uma história”, de Jacqueline de Mattos

2º lugar: “A rosa branca dos Campos Gerais”, de Thaylla Cruz Oliveira

3º lugar: “Cor de Corina”, de Bianca Lourenço Caputo e “Soneto a Corina Portugal”, de Rosilene Tramontin.


Categoria Crônica:

1º lugar: “Bela, Jamais Esquecida”, de Luis Gabriel Alves de Oliveira

2º lugar: “Corina Moça”, de Alcides Blum Junior


Categoria Vivências:

1º lugar: “Minha santinha”, de Alvaro Daniel Costa

2º lugar: “Retrate Corina”, de Paulo Cesar de Lara


Categoria Artística:

1º lugar: arte de Maria Georgina Santos Avila

2º lugar: arte de Claudete Farhat Zanetti

3º lugar: arte de Alisson Louzada


Menção honrosa infanto-juvenil para as artes de: Evelyn Thainá de Souza Teixeira e Melissa Kalva.

Comments


bottom of page