top of page
  • Foto do escritorGabriel Ribeiro

Releitura da peça ‘Ânsia’ será feita neste sábado em PG

O espetáculo é uma livre adaptação do texto ‘Ânsia’ de Sarah Kane, cujos personagens vivem conflitos existenciais, relacionais e com o mundo, os quais as pessoas não enxerga (ou não querem enxergar)

Últimos ensaios para a apresentação da peça "Ânsia" da Escola de Teatro Bianca Almeida. Foto: Divulgação

Neste sábado (07), os alunos do curso intermediário de teatro da Escola de Artes Bianca Almeida apresentam uma adaptação livre do texto ‘Ânsia’, de Sarah Kane, no Cine Teatro Ópera. A peça é considerada pelos críticos uma obra-prima da dramaturgia inglesa. A diretora geral, Larissa Sanches, já atuou como parte do elenco dessa obra, desta vez, é ela quem comandará o espetáculo.


Questionada do motivo em fazer uma adaptação do texto original, ela explica, “Raramente as escolas e companhias usam os textos originais de cabo a rabo, adaptações são necessárias e feitas frequentemente”, conta. “No nosso caso, o texto original possui falas explícitas e bastante duras relacionadas a vivência, cultura e expressão da autora Sarah Kane”, complementa a diretora.


Larissa também fala que os ajustes foram feitos para que o elenco possa expressar algumas questões de outra forma. “O legal do teatro é que não precisamos somente do texto falado e/ou escrito, podemos utilizar a linguagem corporal, a cenografia, a maquiagem, o figurino e a sonoplastia, por exemplo, como meio de comunicação”, justifica a diretora.


A proprietária da Escola, Bianca Almeida, conta o motivo de ter escolhido o texto para esse espetáculo. Ela relembra que assistiu, pela primeira vez, a peça na sua faculdade de teatro e se apaixonou. Além da sua paixão pela obra, a essência da escola foi um fator importante para a escolha, pois, sempre são selecionados temas mais reflexivos e intimidas para serem trabalhados.


Desde 2014 no mercado, a Escola de Artes Bianca Almeida já realizou diversas apresentações. A proprietária conta a sensação de poder voltar aos palcos após dois anos de isolamento. “A sensação de retornar aos palcos é incrível! Estamos ansiosos, animados e felizes, sentindo que a rotina da nossa BA (Bianca Almeida) está voltando ao normal, que é uma rotina corrida, porém com muitas produções para a cidade!”, finaliza.


Sinopse da peça

O espetáculo é uma livre adaptação do texto ‘Ânsia’ de Sarah Kane, cujos personagens vivem conflitos existenciais, relacionais e com o mundo, os quais as pessoas não enxerga (ou não querem enxergar).


Elenco

Kellyn Dias, Diego Enrique, Sandra Caetano, Maycon Monteiro e Jessica Nadolni.

Foto: Divulgação

Serviço

Data: 07 de maio (sábado) Local: Cine Teatro Ópera

Horário: 19h30

Ingresso: R$20 meia e R$40 inteira, pode ser adquirido através do Instagram da escola @escoladeartes_biancalmeida ou WhatsApp: (42) 9-9943-8116

bottom of page