top of page
  • Foto do escritorRedação

Pós da UEPG reflete tempo na física em evento de aniversário

A palestra ‘Tempora Sunt Tria: Reflexões sobre o tempo na física, na filosofia e na literatura’, com o físico Luiz Roberto Evangelista acontece no dia 12 de abril

Palestra do físico Luiz Roberto Evangelista é uma das atrações para a celebração dos 20 anos da criação da Pós-Graduação em Ciências/Física. Foto: Divulgação


O Programa de Pós-Graduação em Ciências/Física, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promove em 12 de abril a palestra ‘Tempora Sunt Tria: Reflexões sobre o tempo na física, na filosofia e na literatura’, com o físico Luiz Roberto Evangelista. A programação faz parte da comemoração os 20 anos de criação da Pós e entra no planejamento de ciclo de palestras e seminários que serão realizados em 2023 pelo Programa. O evento inicia às 14h, no auditório do PDE.


“A nossa reflexão será devotada a um problema que, de partida, sabemos que nos derrota, que nos vence”, destaca o coordenador da Pós, professor Sergio Gómez. A apresentação será divida em três partes. “A primeira é dedicada ao tempo passado, ou seja, à memória, evocando o pensamento dos gregos e do próprio Santo Agostinho”. O segundo momento será aplicado à percepção. “Vamos revisitar concepções da física clássica e contemporânea a respeito do tempo, enfatizando o papel da reversão temporal e tangenciando alguns argumentos estatísticos”. A terceira e última parte, reservada à expectativa, será dedicada à análise de como o tempo é tratado na literatura científica do século 21.


O professor Luiz é físico, formado pela Universidade Estadual de Maringá, em 1979. Atualmente, é professor titular na área de Física Teórica da UEM e possui experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, em temas de adsorção, cristais líquidos, teoria elástica-contínua, comportamento de sistemas amorfos a baixas temperaturas e transições de fase em fluidos complexos.


A participação é gratuita e aberta à comunidade universitária.


Da Assessoria

bottom of page