top of page

Ponto Azul recebe exposição “Arte na Medida”

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A produção artística de adolescentes acompanhados pelo CREAS I ganhou visibilidade neste mês de dezembro com a abertura da mostra “Arte na Medida”, instalada no Ponto Azul desde terça-feira (02). A exposição reúne 60 obras de arte, entre pinturas, desenhos e colagens, criadas por jovens em cumprimento de medida socioeducativa.


A orientação do projeto Arte na Medida é da Educadora Social Melu do Brasil, com reforço técnico de Mariangela Digiovani e Nic, sendo interligado com as Oficinas de Escrita Criativa, conduzidas semanalmente pelo musicoterapeuta Thomas R. Brenner. A iniciativa integra a programação da 3ª Mobilização Municipal do Dia Nacional da Assistência Social, promovida pela FASPG.


"Em outubro surgiu o projeto de escrita e em novembro fizemos um intercâmbio entre os projetos para a produção do Fanzine 'Arte e Escrita na Medida' onde os alunos de artes ilustraram os textos dos alunos de escrita", afirma a orientadora do projeto, Melu do Brasil.


Além da criação das obras pelos alunos, também foram feitas visitas em exposições e pontos de cultura da cidade, para ampliar o horizonte artístico dos jovens artistas.


O trabalho desenvolvido nas oficinas de escrita criativa tem como foco o fortalecimento da expressão individual por meio da palavra. “Crescemos acreditando que um autor é alguém distante, genial, intocável. Um nome famoso na capa de um livro. Esse entendimento é arbitrário e acaba produzindo uma posição social concedida a alguns e negada a tantos outros. Por isso, trabalhamos com o propósito de democratizar a escrita, tornando-a uma prática mais inclusiva e capaz de acolher diversas vozes.”, explica Thomas. As atividades estimulam cada adolescente a experimentar formatos, exercitar sensibilidade e construir uma voz própria, compreendendo a escrita como ferramenta de participação social.


O projeto ganhou impulso a partir da participação no edital do Observatório Juventude(s), Direitos Humanos e Antirracismo, da Universidade Estadual de Londrina, voltado a selecionar textos de adolescentes do Paraná. “O resultado foi surpreendente. Todos os assistidos pelo serviço do CREAS 1 que aceitaram participar, tiveram os trabalhos selecionados e publicados no e-book ‘As Escrevivências e o Esperançar da(s) Juventude(s): Território e Pertencimento, Vol. II’, afirma Karym Colossel, chefe da média complexidade do Departamento de Proteção Social Especial. Além da mostra no Ponto Azul, parte da produção também foi registrada no livreto “Oficinas de Arte e Escrita Na Medida”, que traz seis textos e quatro ilustrações dos participantes.


A presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, Tatyana Belo, reforça que a exposição é parte essencial do conjunto de ações que buscam ampliar horizontes culturais e fortalecer a autonomia dos adolescentes. “A ação integra o conjunto de iniciativas do CREAS I voltadas a ampliar oportunidades de expressão e fortalecer o protagonismo dos usuários acompanhados pelo serviço, reconhecendo a importância da arte e da cultura como instrumentos de transformação social.”, ressalta.


Aberta gratuitamente ao público, a mostra segue disponível durante todo o mês de dezembro, permitindo que a comunidade conheça o resultado desse processo criativo coletivo.


Serviço

Exposição: “Arte na Medida”

Local: Ponto Azul

Visitação: segunda a sexta, das 8h às 17h

Entrada gratuita.


Com informações: PMPG

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page