top of page
  • Foto do escritorRedação

Projeto 'Lua na UEPG' promove palestra sobre Dia Nacional da Astronomia

O evento acontece em parceria com a Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas (SPCA)

Projeto Lua na UEPG promove palestra sobre Dia Nacional da Astronomia. Foto: Jéssica Natal


O Projeto Lua na UEPG, do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa, promove nesta quinta-feira (01), evento para comemorar o Dia Nacional da Astronomia, celebrado em 02 de dezembro. O evento acontece em parceria com a Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas (SPCA). O encontro acontece a partir das 19h30, no Grande Auditório do Campus Central.


O objetivo é falar sobre astronomia iniciante, fotoastronomia e incentivar a comunidade a apreciar essa ciência. “A atividade apresentará um apanhado geral do que se conhece sobre o universo, indicando o que pode ser visto por qualquer pessoa, sem necessidade de ter experiência em observação do céu”, explica a organização. A palestra será ponto de encontro para interessados em Ciências do Espaço.


Serão duas palestras temáticas – uma com Thiago Gilberto do Prado, técnico em Química e bacharel em Física pela UEPG, que abordará astrofotografia. Ele estuda astronomia desde os 19 anos, quando iniciou a sua graduação. A paixão pelas estrelas e os mistérios do universo cresceram e Thiago continuou a estudar temas relacionados em seu mestrado e doutorado. “Nunca deixei de fazer observação e, em 2020, tive a chance de comprar meu primeiro telescópio SCT, um equipamento mais profissional”. A partir de então, Thiago adaptou seu celular para tirar fotos da Lua e não parou mais de fotografar. “Hoje, vou falar sobre como iniciar na astrofotografia”, completa o pesquisador e agora professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-PG).

A segunda palestra é ministrada por Leonardo Rataieski Soares, acadêmico do curso de Licenciatura em Geografia da UEPG. O estudante é astrônomo amador, membro do SPCA e da União Brasileira de Astronomia (UBA), além de possuir um canal no YouTube em que fala sobre astronomia para iniciantes. Sua palestra se intitula “Astronomia amadora: o universo visto do seu quintal”. A paixão pela astronomia começou na infância, quando olhava as estrelas. “Com 10 anos, comecei a fabricar pequenos telescópios refratores para poder iniciar minhas observações noturnas. Hoje em dia, sou membro da SPCA, onde ajudo com pequenas palestras voltadas para crianças de 6 até 12 anos, para que a semente da astronomia e ciência seja plantada no coração delas”, completa Leonardo.


O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral.

bottom of page