top of page
  • Foto do escritorRedação

Professor da Universidade de Coimbra realiza palestras na UEPG

Na próxima semana, o professor João Paulo Avelãs Nunes, da Universidade de Coimbra, Portugal, participa de eventos na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor João Paulo Avelãs Nunes, da Universidade de Coimbra realiza palestras na UEPG. Foto: Divulgação


Na próxima semana, o professor João Paulo Avelãs Nunes, da Universidade de Coimbra, Portugal, participa de eventos na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os eventos dos programas de Pós-Graduação em História (PPGH) e em Educação (PPGE) debatem temas da história contemporânea mundial.


A professora Maria Julieta Weber Córdova, que atua nos dois PPGs, explica que os contatos com o professor João Paulo foram estabelecidos em Portugal em 2022, enquanto ela fazia o pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. As atividades acontecem na quinta e sexta-feira (16 e 17).


Na quinta-feira (16), às 14h, o encontro é no auditório do Museu Campos Gerais, para a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em História, organizada pelo Núcleo de História Intelectual. Com o tema “As elites intelectuais portuguesas e relações com a Europa Central e com o Brasil: três exemplos no século XX”, a palestra é voltada aos alunos do Programa, mas aberta ao público.


Na sexta-feira (17), o evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, o seminário temático acontece às 14h no auditório do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação (CIPP) e vai abordar o Estado Novo português, o antissemitismo e o holocausto. A atividade é organizada pelo Grupo de Pesquisa História, Intelectuais e Educação no Brasil e no contexto internacional (Gephied). Haverá transmissão online pelo Google Meet e a palestra ficará registrada no canal do Youtube do PPGE.

Currículo

João Paulo Avelãs Nunes é professor no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Universidade de Coimbra, doutor em História Contemporânea e investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra. Além disso, ele é vice-coordenador da Rede de Estudo dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para Democracia (Refat). Os temas de atuação do professor são a história contemporânea e história do tempo presente, história e teoria da historiografia; didática da História e divulgação da historiografia, arqueologia e patrimônio industriais, patrimônio cultural e museologia, cultura organizacional e diferenciação territorial, lazer e turismo culturais.


Da Assessoria

bottom of page