top of page
  • Foto do escritorRedação

Piquenique literário reúne escritores e leitores

As atividades acontecem no Parque Monteiro Lobato e no Lago de Olarias

Contadora de histórias, Lucélia Clarindo irá fazer as apresentações nos dois dias de evento. Foto: Divulgação

Acontece nesta quinta-feira (7), no Parque Monteiro Lobato, e neste sábado (9), no Lago de Olarias, das 14h às 17h, a primeira edição “Piquenique Literário”. A ação aproxima escritores, livros e leitores, numa atividade de incentivo à leitura em família e com amigos. A iniciativa é da editora ABC Projetos Culturais, aprovada no Concurso Cultural para Propostas de Circulação, Formação e Produção Artístico-Culturais Alusivas aos 200 anos de Ponta Grossa, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais.


Durante as atividades, a editora ABC Projetos distribuirá 200 livros de diversos autores ponta-grossenses. Toalhas de piquenique serão espalhadas nos parques convidando as pessoas para um momento de leitura. “A intenção é que o público conheça autoras que vivem na cidade e possa compartilhar com elas momentos agradáveis de leitura e troca de experiências literárias”, explica a diretora da ABC Projetos e escritora, Alessandra Bucholdz. Ela ainda acrescenta que os 200 livros são uma referência aos 200 anos de Ponta Grossa, comemorados com literatura.


Na quinta-feira, as escritoras Renata Regis Florisbelo e Alessandra Bucholdz, participam do Piquenique no Parque Monteiro Lobato. Ambas integram a Academia de Letras dos Campos Gerais. Renata escreve desde 2009 e é autora de 17 obras. Em 2014, recebeu o Prêmio de Literatura Anita Philipowski pelo conjunto de produção literária. Ela também integra a APLA (Academia Ponta-grossense de Letras e Artes) e é a atual presidente do Centro Cultural Faris Michaelli. “A proposta do “Piquenique Literário” é muito salutar! Une descontração e boas conversas com leitura e troca de ideias. Momento enriquecedor e lúdico ao mesmo tempo”, define Renata.


Alessandra, além de escritora é jornalista. Atuou como repórter da Gazeta do Povo, editora chefe dos jornais Diário da Manhã, Jornal da Manhã e Diário dos Campos e diretora de jornalismo da CBN Ponta Grossa. Já lançou 15 livros, entre títulos infantis e obras que trabalham com memória e identidade regional. No ano passado recebeu o prêmio de literatura “Outras Palavras”, da Secretaria de Estado de Cultura.


No sábado, participam do Piquenique Literário no Lago de Olarias as escritoras Marivete Souta e Alessandra Bucholdz. Marivete integra a APLA é autora de 16 livros, sendo 14 títulos da Coleção Chiquinho D’Alembebe. Chiquinho é um personagem criado pela autora, que vive na zona rural de Ponta Grossa e se aventura pelo universo das lendas regionais. Ele ganhou vida além dos livros, tornando-se também teatro de fantoches.


Nos dois dias de Piquenique Literário ainda haverá atividades de contação de história, com Lucélia Clarindo. “Além de integrar o Núcleo de Contadores de Histórias, Lucélia também é coordenadora do Bando da Leitura, um dos projetos mais longevos e democráticos de incentivo à leitura de Ponta Grossa”, enfatiza a diretora da ABC Projetos.


As datas podem sofrer alteração em caso de chuva.

Escritoras locais, Alessandra Bucholdz, Renata Regis Florisbelo e Marivete Couto participam do evento. Fotos: Divulgação

Da Assessoria


bottom of page