top of page
  • Foto do escritorRedação

Pegaí lança selo comemorativo aos 10 anos de história

Peças foram produzidas por Luciano Barboza, enquanto que a logomarca alusiva a uma década de Pegaí foi criada por Rodrigo Bizarria

Pegaí lança selo comemorativo aos 10 anos de história. Fotos: Divulgação


Para comemorar os 10 anos de história do Pegaí, o Instituto Pegaí Leitura Grátis em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou no último domingo (16) um selo em homenagem à data. A apresentação do material personalizado aconteceu na sede da APCEF - Associação da Caixa Econômica Federal, em Ponta Grossa (PR), durante a festa de 10 anos do Pegaí e reuniu membros do grupo gestor do Instituto, representante dos Correios e dezenas de voluntários e familiares. As peças filatélicas, produzidas pelo voluntário Luciano Barboza, foram lançadas em dois modelos. O primeiro traz em sua edição a imagem dos 10 anos do projeto, com destaque para o início em 2013, até o seu aniversário em 2023. Enquanto que o segundo projeta a missão do Pegaí Leitura Grátis de “aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”.


Durante a cerimônia de obliteração, que consiste em demarcar o selo personalizado com o carimbo, o coordenador de atendimento dos Correios de Ponta Grossa, Mauro Cezar Grabicoski, entregou um álbum contendo as peças filatélicas ao professor Idomar Cerutti, presidente do Instituto Pegaí Leitura Grátis. A partir de agora, as peças carimbadas passarão a integrar o acervo filatélico dos Correios, no estado do Paraná. O material servirá também como fonte de pesquisa e registro do acontecimento. “O Pegaí vem nesses 10 anos quebrando paradigmas e abrindo novas fronteiras do saber para milhares de pessoas que aproveitam a leitura grátis. É motivo de muita alegria para os Correios, poder contribuir para perpetuar este momento, pois com o lançamento do selo estamos eternizando esta data, não só, pela circulação do selo em correspondências que ganharão o Brasil, mas também como peça filatélica, cuja arte permite que a história seja contada”, declarou Grabicoski, representante dos Correios durante a cerimônia.


Para promover o momento histórico, os presentes receberam dois exemplares do selo e um cartão postal. “Todas as pessoas que participaram dessa comemoração tiveram a oportunidade de enviar um postal literário dos 10 anos do Pegaí Leitura Grátis, para alguém especial, para qualquer parte do Brasil”, conta o professor Albino Szesz Junior, secretário do Instituto.


Durante o evento, houve também homenagens aos voluntários e prestadores de serviços que atuam há cinco anos ou mais no Instituto. Além disso, o grupo gestor lembrou da importância da união de esforços ao longo desses 10 anos de história, resultando inclusive, em outros projetos, que hoje são extensões do Pegaí Leitura Grátis, como o Alimentando Mentes, por exemplo. “Nosso trabalho tem uma métrica difícil. Não conseguimos mensurar com exatidão o impacto do que fazemos, não sabemos quantas pessoas têm acesso aos livros que disponibilizamos. Mas, quando recebemos mensagens como a da Conceição Vieira, que diz que deseja que esses 10 anos se multipliquem, para que as próximas gerações tenham a mesma oportunidade e felicidade que hoje ela tem, de consumir livros com um alimento, entendemos que estamos no caminho certo, e que o nosso trabalho faz sentido na vida das pessoas”, explica Cerutti.


Nesta trajetória mais de 200 empresas, editoras, escritores, ilustradores cooperaram de alguma forma com o sucesso do Pegaí. Tanto a iniciativa privada quanto outros apoiadores sempre estiveram convictos no poder transformador que a leitura carrega. “Vemos de perto a produção dos exemplares, que irão levar vida e cultura a muitas crianças, jovens e adultos da nossa região. Ficamos orgulhosos e esperançosos em ver esse país crescer e prosperar, acreditando no poder que os livros têm de influenciar o senso crítico e a percepção de mundo. Desejamos vida longa ao Pegaí, ultrapassando fronteiras e alcançando ainda mais leitores. E que a chama que faz brilhar os olhos dos milhares de leitores seja a inspiração de toda a equipe de voluntariado do Pegaí”, comenta a sócia-diretora da Gráfica iPrint, Maíra Ribas de Paula.

Pegaí lança selo comemorativo aos 10 anos de história. Fotos: Divulgação


Da Assessoria

Comments


bottom of page