top of page
  • Foto do escritorRedação

Parque Histórico sedia o XXI Encontro de Museus da Região dos Campos Gerais

O encontro, destinado aos profissionais de museus e acadêmicos de áreas relacionadas ao segmento, propõe debater o cenário dos museus da região

Parque Histórico sedia o XXI Encontro de Museus da Região dos Campos Gerais. Foto: Divulgação


Entre os dias 16 e 19 de maio, o museu Parque Histórico de Carambeí em parceria com o Museu Campos Gerais, por meio da Associação de Museus da Região dos Campos Gerais (AMRCG), realizarão o I Congresso de Museus da Região dos Campos Gerais e I Encontro de História Pública dos Campos Gerais. O evento integra a programação do Parque Histórico para a 21ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com intuito de incentivar a visitação em museus e instituições culturais, para celebrar o Dia Internacional dos Museus comemorado no dia 18 de maio.


Felipe Pedroso, historiador e curador do Parque Histórico e também presidente da AMRCG, explica que o congresso é uma iniciativa conjunta, que propõe um debate com profissionais de instituições museais e acadêmicos.


“O I Encontro de Museus, Acervos e Casas da Memória da Região dos Campos Gerais visa debater os desafios e oportunidades, oferecendo ações de aprimoramento profissional, oficinas e palestras com especialistas. A programação é destinada tanto para profissionais de museus quanto para estudantes de áreas afins,” afirma Pedroso.


O diretor do Museu Campos Gerais, secretário da AMRCG, o historiador Niltonci Chaves conta que a associação foi criada em um momento delicado, devido à pandemia, e que é relevante esse primeiro encontro presencial entre as instituições. “Esse é o primeiro e grande passo que damos juntos, pensando em uma atividade presencial que reunirá gestores de museus da região e oportunizará uma aproximação efetiva, para discutir temas da natureza dos museus e de nossos interesses. É um momento para trocar ideias, resolver questões de interesse coletivo e assim fortalecer o setor de museus dos Campos Gerais”, anima-se.


A primeira edição do congresso acontecerá nos museus Parque Histórico de Carambeí e no Museu Campos Gerais, da cidade de Ponta Grossa. A programação, estabelecida pela comissão organizadora, contempla atividades nas duas instituições. “A ideia do evento é que seja itinerante e a cada ano, seja sediado nas instalações dos museus associados”, complementa Felipe.


Um encontro entre as instituições proporcionará a troca de experiência entre os profissionais desse setor que está em expansão. “O setor museal nos Campos Gerais tem mostrado um crescimento muito significativo, tanto de público visitante, quanto de atividades oferecidas por essas instituições. Debater esse cenário relacionando com as diversas realidades em que estão inseridos os museus é essencial para definir objetivos em comum e também para instrumentalizar as equipes técnicas para um desempenho adequado”, comenta Pedroso.


Karen Barros, historiadora e coordenadora cultual do Parque Histórico de Carambeí demonstra entusiasmo com a realização do primeiro evento do gênero. “Ao apoiar, construir e participar de eventos como esses, o Parque Histórico de Carambeí demonstra estar sintonizado com as tendências da área de museus e da nova museologia. O museu reconhece a importância de manter uma rede ativa com as instituições parceiras da região e considera um privilégio poder contribuir para discussões relevantes e urgentes do campo museal”.

O congresso integra a programação Parque Histórico e do Museus Campos Gerais para a 21.ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A abertura oficial do evento será no dia 16 de maio, às 19h, no Koffiehuis Confeitaria e Restaurante Parque Histórico e é destinada a convidados. Contará com uma palestra de Fausto Godoy, que foi embaixador brasileiro com atuações em diversos países, é membro da Diretoria da Câmara de Comércio Brasil-Índia e coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos na ESPM.


Serviço:

O museu Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. Entre os dias 16 e 19 de maio, a visita na instituição será gratuita. Devido a 21ª Semana Nacional de Museus, haverá uma programação especial para os grupos agendados. Informações pelo telefone 42 98433-4639.


Da Assessoria

Comments


bottom of page