top of page
  • Redação

O verão que se inspira na arte visual

Confira a Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana

Confira a Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana. Foto: Divulgação

Um detalhe criado para trazer um toque de sensualidade, que transformou uma proposta como principal elemento de recorte na modelagem das peças de verão. O estilo se agrega as roupas cujo recorte está nas peças “cut out “que são recortes estratégicos que valorizam a silhueta e que podem ser posicionados em vários lugares de uma peça, seja na região da cintura, quadril não tem regras. Em geral traduz formas elementares oferecendo peças com um diferencial e aquele toque de sensualidade na medida certa.


Vestidos com abertura na cintura estão entre os favoritos com cantos angulosos, pontas e assimetrias. No entanto o conceito é mais amplo que o da “moda”, é mais sofisticada conferindo mais argumentos a esta estética. Com a mesma proposta que os vestidos blusas e calças com bolsos vazados, deixam a mostra apenas um pouco de pele.


Como sempre escrevo a influência na moda parte de ideias novas ou releituras como: tecidos, elementos, superfícies lisas ou com estampas. A estampa que ganha cada vez mais destaque é Paisley. O nome Paisley para este desenho de estamparia está relacionada a cidade Paisley situada na Escócia onde a estampa chegou e logo se popularizou no século VXII pelo fato de ser produzida em grande escala. Sua origem, no entanto, é de séculos atrás e provem dos países asiáticos também conhecida como cashmere e sua forma ou seu desenho tinha um significado religioso. Atualmente a estampa é usada em vários países e seu desenho é belíssimo composto por folhas em formato de gotas com as pontas retorcidas.


Muito usada nos anos de 1960 e 1970 associada aos ícones do rock como os Beatles já em 1980e 1990 estampou as famosas bandanas. Pois bem a estampa Paisley chega em 2022 em cores alegres e tecidos refrescantes.


Estas são algumas das tendências que já estão circulando entre as streets, principalmente os recortes que citei acima e essa estampa atemporal Paisley em peças inusitadas.


Por Silvana Hass

bottom of page