Nova leva de autoras paranaenses lança 12 livros infantojuvenis gratuitos pela Biblioteca Gralha Azul
- culturacaopg
- 31 de jul.
- 3 min de leitura

Nesta quinta-feira (31), o cenário literário do Paraná ganha fôlego com o lançamento de 12 novas obras infantojuvenis escritas exclusivamente por mulheres paranaenses. A ação integra a "Edição Escritoras", concurso promovido pela Biblioteca Gralha Azul, iniciativa voltada à valorização de talentos locais. “As primeiras 20 obras foram lançadas em maio de 2024 e a nossa plataforma já conta com mais de 60 mil ações no site, entre acesso aos e-books, audiolivros, oficinas e biografias. Registramos acessos de usuários de 20 países”, comemora a coordenadora do coletivo, Alessandra Bucholdz.
A seleção contemplou autoras que se identificam com o gênero feminino (cis ou trans), com mais de 18 anos, nascidas ou residentes no Paraná, em municípios com população entre 20 e 70 mil habitantes. As obras foram transformadas em e-books e audiolivros gratuitos, disponíveis no site www.bibliotecagralhazul.com.br.
Realizada pela editora ABC Projetos e viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, a ação buscou ampliar o acesso de escritoras de cidades menores ao mercado editorial. “O resultado foi incrível. Tivemos obras belíssimas, apresentando mulheres que até então não conseguiam acesso ao mercado editorial”, assinala Bucholdz.
Representatividade e impacto
Entre as autoras selecionadas está Luane Spak, atriz e escritora de Prudentópolis, que celebra o impacto da iniciativa. “Agora eu tenho a possibilidade de voltar para Prudentópolis com uma obra em mãos, ricamente ilustrada, para dizer para outras menininhas que sonham em ser escritoras, que é possível sim!”, afirma.
Já Ana Carla Bellon, de Guaratuba, destacou a importância do projeto em regiões onde os incentivos são escassos. “Só quem vive em cidade pequena e tem esse hábito um pouco transgressor de insistir na escrita, sabe o que isso exige da gente… Então, sem palavras, a literatura ganhou uma importância com esse projeto”, desabafa.
Joeli da Paz, de Carambeí, foi contemplada em duas edições do concurso. Para ela, o cuidado editorial é um dos pontos mais valiosos: “Desde a seleção cuidadosa das obras, o link que é feito com os ilustradores, uma super dedicação no trabalho de divulgação... Isso é uma riqueza cultural muito grande para a nossa região”.
Valéria Prates, de Luanda, celebra a conquista do sonho de infância: “O meu sonho demorou 30 anos para ser realizado, mas ele foi, e o de vocês, que sonham em ser escritores, também pode ser realizado”.
Autoras contempladas na edição:
Adrieli Reis Andreatta, Ana Carla Bellon, Bernadete Lascoski Ferraz, Claudia Ines Romaniuk, Claudia Zippin Ferri, Heleir Cristina Reynaldo Silvério, Jeinni Kelly Pereira Puziol, Joeli da Paz Gelinski, Luane Spak, Luzia Izete da Silva, Maria Regina Martins e Valéria Prates.
Confira as obras disponíveis:
A beleza da gentileza — Adrieli Reis Andreatta
A magia das araucárias — Maria Regina Martins
A pulga Catarina: uma história de amor — Claudia Zippin Ferri
A sabedoria e o celular — Heleir Cristina Reynaldo Silvério
As Aventuras de Sato e o Menino Azul — Valéria Prates
Cataratas, Homens e Deuses — Luzia Izete da Silva
Esconde Esconde — Ana Carla Vieira Bellon
Flores para Margarida — Joeli da Paz Gelinski
Greta, a Formiga — Claudia Ines Romaniuk
Luna e as Estrelas — Luane Spak
Os Pitacos e o Portal Mágico — Bernadete Lascoski Ferraz
Ser em tempo real — Jeinni Kelly Pereira Puziol
Acesso gratuito em: www.bibliotecagralhazul.com.br
Comments