top of page
  • Foto do escritorRedação

Museu Paranaense promove lançamento de livro sobre povo Xetá nesta quarta

Obra da professora Edilene Coffaci de Lima tem como base acervo do pesquisador José Loureiro

Museu Paranaense promove lançamento de livro sobre povo Xetá nesta quarta-feira (23). Foto: Divulgação



O Museu Paranaense promove nesta quarta-feira (23), a partir das 18h30, o lançamento do livro “Os Xetá no Círculo de Estudos Bandeirantes: a coleção Loureiro Fernandes”, de Edilene Coffaci de Lima, professora titular do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Com base no acervo do pesquisador José Loureiro Fernandes, salvaguardado no Círculo de Estudos Bandeirantes, a professora Edilene desenvolveu uma pesquisa que resultou em uma publicação relevante para o povo Xetá e os pesquisadores desse grupo étnico.


O livro, editado pela Pucpress, está disponível gratuitamente em versão digital no site da editora. O lançamento terá a presença da autora e também a participação dos indígenas do povo Xetá Dival da Silva, Claudemir da Silva, Indiamara Paraná e Albert Paraná Costa.


A publicação é um importante guia de fontes sobre os Xetá, e inscreve-se em um esforço de tornar públicos os registros sobre esse povo, afirmando e atestando a história de luta e resistência dos Xetá e sua cultura. Outra intenção da autora e pesquisadora Edilene Coffaci de Lima é facilitar, com esse livro, os esforços de outros pesquisadores dedicados a esse grupo étnico, além, é claro, do interesse dos próprios Xetá.


Autora

Edilene Coffaci de Lima é professora titular do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná. É mestre (1994) e doutora (2000) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP).Desde 2015 vem pesquisando com os Xetá, de língua tupi-guarani no Paraná, especialmente dedicada à história do grupo, à formação de seus acervos, hoje distribuídos em diferentes instituições museais, e aos processos de Justiça de Transição. Colaborou na elaboração do capítulo indígena da Comissão Estadual da Verdade – Teresa Urban. Desde 2009 é pesquisadora do CNPq.


Serviço:

Lançamento do livro “Os Xetá no Círculo de Estudos Bandeirantes: a coleção Loureiro Fernandes”

Presença da autora Edilene Coffaci de Lima e participação de Dival da Silva, Claudemir da Silva, Indiamara Paraná e Albert Paraná Costa – indígenas do povo Xetá.

Data: 23 de novembro, quarta-feira

Horário: 18h30

Local: auditório do Museu Paranaense - Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

Entrada gratuita


Por AEN

bottom of page