top of page
  • Foto do escritorRedação

Museu de Ciências Naturais da UEPG inaugura Jardim Geológico

A exposição, após inaugurada, será um espaço interativo ao ar livre, onde os visitantes podem caminhar e conhecer as diferentes formações rochosas encontradas no Paraná

O evento ocorre na área externa ao museu, no Centro de Convivência do Campus Uvaranas e integra as atividades da 21ª Semana Nacional de Museus. Foto: Jéssica Natal


O Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCN-UEPG) inaugura a exposição permanente Jardim Geológico do Paraná-Coleção Bigarella, na próxima quinta-feira (18), às 14h. O evento ocorre na área externa ao museu, no Centro de Convivência do Campus Uvaranas e integra as atividades da 21ª Semana Nacional de Museus.


A exposição, após inaugurada, será um espaço interativo ao ar livre, onde os visitantes podem caminhar e conhecer as diferentes formações rochosas encontradas no Paraná. Outras duas exposições temporárias serão inauguradas no mesmo dia, na área interna do Museu.


O Jardim tem a forma do mapa do Paraná, forrado em pedrisco, com exemplares de rochas, dispostas sobre a região do estado em que foram coletadas, com placas explicativas sobre elas. As peças que compõem a mostra foram cedidas ao acervo do MCN pela Fundação João José Bigarella (Funabi), que repassou ao MCN mais de quinhentas amostras de rochas, fósseis e cristais coletados pelo geólogo paranaense que dá nome à Fundação. Além das rochas que compõem o Jardim Geológico do Paraná- oleção Bigarella, as demais peças, incorporadas ao acervo do Museu, serão utilizadas em futuras exposições e para consulta em pesquisas científicas.


O diretor do MCN, professor Antonio Liccardo, explica que o objetivo da exposição é dar visibilidade à diversidade geológica do Paraná e ao trabalho do professor Bigarella (1923-2016), referência nos estudos geológicos, além de oferecer uma opção de lazer no espaço em que está instalada. “A exposição encontra-se num local de passagem, onde pode ser visitada e apreciada pela comunidade universitária e visitantes até em dias que o museu está fechado. Estamos oferecendo à comunidade que utiliza o campus um espaço que une lazer e divulgação científica”. O diretor explica que o Jardim também integra o projeto Campus Parque, que tem o objetivo de atrair a comunidade a utilizar o Campus Uvaranas como espaço de lazer, por meio de espaços, como a exposição, e ações culturais.


A instalação do Jardim Geológico do Paraná-Coleção Bigarella foi feita por alunos do Departamento de Geociências (Degeo) da UEPG, sob orientação do diretor do Museu, e contou com apoio de servidores da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan). Licardo avalia que, para a formação dos alunos, a experiência de montar o Jardim foi enriquecedora. “Foi um momento de pôr em prática o que viram em sala de aula. Todos nós pudemos conhecer mais sobre o Paraná durante a montagem”, comenta. O Jardim Geológico ficará aberto todos os dias para visitação, com entrada gratuita.

Fotos: Jéssica Natal


Da Assessoria

bottom of page