top of page
  • Foto do escritorRedação

Museu de Ciências Naturais da UEPG recebe visita de paleontólogo

Além do MCN, o pesquisador visitou um projeto de pesquisa de fósseis da Universidade

Museu de Ciências Naturais da UEPG recebe visita de paleontólogo. Foto: Gabriel Miguel

O Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCN-UEPG) recebeu, na última quarta-feira (23), a visita do professor Renato Ghilardi, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia. Além do MCN, o pesquisador visitou um projeto de pesquisa de fósseis da Universidade.


Em sua ida ao Museu, Ghilardi conheceu o acervo de fósseis, com foco para os animais do Período Devoniano, seu objeto de pesquisa. Ponta Grossa é referência nacional para a Paleontologia, dada sua riqueza em fósseis do período, e a UEPG detém grande acervo com fósseis da fauna e flora da época, coletados na região por pesquisadores da instituição.


O pesquisador visitante exaltou a qualidade da coleção de fósseis do MCN. “Eu fiquei surpreendido positivamente. Quando um museu consegue apresentar para a comunidade a riqueza do nosso patrimônio natural, é motivo de grande orgulho para nós”. Ghilardi ainda ressaltou a importância da troca de conhecimentos entre instituições, como forma de fortalecer a comunidade científica da área.


O diretor do MCN, professor Antônio Liccardo, destacou a importância de reunir o acervo da UEPG no Museu, que resultou na melhor coleção do Devoniano do Brasil. “Buscamos mostrar a riqueza paleontológica do Paraná. A presença do professor Ghilardi é muito importante para nós”. Liccardo explica que o Museu é, além de um local de exposição, um espaço de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.


A passagem de Ghilardi pela UEPG também contou com visita ao Grupo Palaios – Paleontologia Estratificada, do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPG, com o qual mantém vínculo de pesquisa há mais de dez anos. “Somos referência internacional na paleontologia e para nós é muito importante as parcerias com outras instituições para compartilharmos recursos e conhecimentos”, comenta o professor Elvio Pinto Bosetti, coordenador do Grupo.

Fotos: Gabriel Miguel

Da Assessoria

Hozzászólások


bottom of page