top of page
  • Redação

Moda cada vez mais ousada e brilhante

Confira a Coluna "Estilo e Moda" desta semana pela estilista Silvana Hass

Estamos em pleno século XXI, e uma roupa metalizada ou cortes assimétricos, parecem ser bastante inovadores. Foto: Reprodução

A moda tornou-se um sistema que propicia discursos em diversos segmentos, entre eles, o econômico, cultural, tecnológico, estético entre outros. É um mecanismo de comunicação social e industrial. É tão complexo que a moda tomou lugar na história humana e conversa diretamente com qualquer um desses campos.


Um dos pioneiros da moda futurista, o estilista francês Andre Courrèges que se destacou entre outros na década de 1960. Uma década marcada por uma reversão dos preceitos estabelecidos da década anterior, na medida em que rompia com a linearidade, as simetrias e todas as formas convencionais dos conceitos de moda.


Muitos estilistas foram influenciados pela inovação além da chamada "Era Espacial" , mas o estilista que soube interpretar a relação entre o futuro e a moda que seria adotada por uma nova geração foi Andre Courrèges. A coleção mais famosa do estilista foi Spage Age, de 1964, esta apresentava uma mulher andrógina, peças de roupas confeccionadas de materiais sintéticos, plástico, cores metalizadas a moda futurista de Andre Courrèges ousada e que dividia opiniões entraria para a história.

Estamos em pleno século XXI, e uma roupa metalizada ou cortes assimétricos, parecem ser bastante inovadores. Mas com o texto acima fica claro que quem previu o futuro mesmo foi o estilista Andre Courrèges. Destaque também para Paco Rabanne que também inovou suas criações com peças em metal e placas de alumínio. A ideia principal da moda futurista era criar roupas tal como seriam usadas hoje ou seja no futuro.


Em linhas gerais, as inspirações futuristas influenciam criadores de moda nas coleções contemporâneas, estes voltam sua atenção para o passado e trazem um estilo e a releitura da década de 1960 em uma apresentação que retrata nas passarelas o momento presente.


E propostas metalizadas ganham cada vez mais destaque entre uma temporada e outra desde a virada do milênio. Usar roupas ou acessórios metalizados para incrementar um look podem ser usados tanto para o dia quanto para a noite . Uma tendência que ganhou cada vez mais adeptos mundo afora, talvez pelo fato de não impor regras e sim liberdade de expressão.


A tendência metalizada de 2022 chegou para os mais diversos estilos, mas a macro tendência está nos casacos e jaquetas inteirinhos metalizados que já circulam pelas ruas, lembrando que o tom da vez não se limita ao prata e ao dourado do ano passado e sim na diversidade das cores.


Por Silvana Hass



bottom of page