top of page
  • Foto do escritorRedação

Livro enaltece a grandeza cultural dos Campos Gerais

A obra trata de diversos temas que retratam a identidade local dos Campos Gerais, como edificações, patrimônios culturais e naturais, hábitos, datas comemorativas, narrativas e personalidades históricas

Ao transpor seus textos para o livro, Renata Regis Florisbelo buscou selecionar fotos e ilustrações que contassem de forma conjunta uma história única sobre os Campos Gerais. Foto: Divulgação



Enaltecer e valorizar a cultura da região dos Campos Gerais. Esse é o principal objetivo do livro “Georreferenciamento Cultural", de autoria de Renata Regis Florisbelo. A obra trata de diversos temas que retratam a identidade local dos Campos Gerais, como edificações, patrimônios culturais e naturais, hábitos, datas comemorativas, narrativas e personalidades históricas.


O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) e tem o patrocínio da Continental do Brasil. A publicação é assinada pela Editora Estúdio Texto, com selo da Série Humanar e tem coordenação da ABC Projetos Culturais.


Os 131 textos que integram o livro foram produzidos pela autora no período de 2015 a 2018 e publicados no jornal Diário dos Campos, na coluna Sherlock Holmes Cultura. “Naquela época a minha participação foi em um sentido de reflexão sobre os temas culturais. Ao longo dos anos, fui passando por situações, por espaços culturais e fui lançando um olhar vivificado sobre eles, por meio da escrita metafórica, da comparação e da reflexão”, conta.


Ao transpor seus textos para o livro, Renata buscou selecionar fotos e ilustrações que contassem de forma conjunta uma história única sobre os Campos Gerais. “O conjunto desses materiais reunidos revelam, indubitavelmente, a grandeza cultural dos Campos Gerais e a forma como nós, agentes ativos da cultura, impactamos o espaço que ocupamos”, ressalta a autora.


O livro também é acompanhado de um mapa impresso que situa geograficamente os espaços e artefatos culturais retratados na narrativa. O trabalho cartográfico ficou sob responsabilidade do geógrafo Brendo Carvalho, que é especialista em mapas antigos, resultando em um material que contribui diretamente para a valorização da identidade regional. “A ideia do mapa, de georreferenciar cada local visitado e cada experiência vivenciada, mostra uma maneira diferente de fazer uma leitura da obra. Você pode ler o texto e procurar no mapa onde determinado ponto está e o que é possível experienciar nele”, diz.


A obra ainda possui uma versão em audiolivro, disponível por meio de um QR Code nas páginas finais e também gratuitamente através do Youtube da editora Estúdio Texto. De acordo com Renata, quatrocentos exemplares do livro serão disponibilizados gratuitamente a escolas, bibliotecas, projetos de leitura e para a Secretaria Estadual de Educação. “O nosso grande foco é que as pessoas que ao entrarem em contato com esse material sintam esse encantamento por esses espaços por entender que essa cultura é viva e nos pertence e é construída por nós, por meio de um olhar”, declara.

A autora

Renata Regis Florisbelo é escritora e membro efetivo da Academia de Letras dos Campos Gerais, integrante da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, do Centro Cultural Professor Faris Michaele (presidente da gestão 2021-2023) e do Centro de Letras dos Paraná e patronesse da Academia de Letras do Centro do Paraná.


É autora de 15 livros e organizadora de outras três obras e escreve regularmente para a imprensa dos Campos Gerais, com mais de 620 textos publicados. Também é atriz, desenvolvendo performances poéticas, participando de apresentações teatrais e produzindo vídeos com leituras interpretativas de seus textos.


Da Assessoria

bottom of page