Glória Kirinus fala sobre poesia e educação no II Festival Gralha Azul de Vivências Literárias
- culturacaopg

- 10 de set.
- 2 min de leitura

Nesta quinta-feira (11), o Sesc Estação Saudade será palco de um encontro especial entre literatura, poesia e educação. A escritora, poeta e educadora Glória Kirinus apresentará a palestra “Quando os Poetas Pensam a Educação”, com mediação de Neuza Helena Postiglione Mansani, da Academia de Letras dos Campos Gerais. A atividade integra a programação do II Festival Gralha Azul de Vivências Literárias, promovido pela Editora ABC Projetos Culturais em parceria com o Sesc.
Com uma trajetória marcada por 44 livros publicados, Glória é graduada em Turismo, Letras-Português e Letras-Espanhol, além de mestre e doutora em Letras. Atua como professora universitária, tradutora literária e autora de obras infantojuvenis e teóricas nas áreas de Letras e Educação.
Segundo a escritora, a temática da palestra nasce da observação de poetas que, ao refletirem sobre a educação, revelam em seus versos a dimensão formadora da palavra. “A palestra surge a partir de poetas que pensam a Educação e que nos seus poemas revelam a ação educativa, como: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Manoel de Barros, entre outros”, explica.
Glória relembra com carinho sua relação com Ponta Grossa. “Estou muito feliz em voltar para Ponta Grossa, cidade de tantos leitores amados que me acompanham desde o meu primeiro livro, O Sapato Falador, lançado em 1985.”
Para ela, literatura e educação sempre caminharam juntas em sua trajetória: “os alunos sempre conseguiram ver a poeta nas aulas de didática e a pesquisadora nos cursos de Letras, pois ambas são indissociáveis”. Essa intersecção, segundo a autora, está traduzida em dois de seus livros teóricos: Synthoma de Poesia na Infância e Criança e Poesia na Pedagogia Freinet, ambos publicados pela editora Paulinas.
Sobre o diálogo com o público, Glória reforça que as perguntas e provocações geradas nas palestras são valiosas para seu processo criativo. “Os questionamentos do público me provocam novos capítulos de um livro teórico quando estou em plena produção reflexiva. Eles me situam no cotidiano da sala de aula atual. E isto é muito proveitoso. É como se eu fosse atualizada de imediato com os conflitos e descobertas do professor na sala de aula”, reflete.
A autora também destaca a importância de contar com Neuza Helena Postiglione Mansani como mediadora e relembra a professora Esméria de Lourdes Saveli, que a batizou de “poeta que pensa a educação” durante um seminário em Ponta Grossa.
Serviço
Evento: Palestra “Quando os Poetas Pensam a Educação”, com Glória Kirinus
Mediação: Neuza Helena Postiglione Mansani
Data: Quinta-feira, 11 de setembro
Horário: 19h
Local: Sesc Estação Saudade – Ponta Grossa (PR)
Entrada: Gratuita
Realização: Editora ABC Projetos Culturais e Sesc, com patrocínio da Continental e apoio da RPC
Mais informações: Programação completa no Instagram da ABC Projetos Culturais
Com informações: Assessoria







Comentários