Festival Prosiá encerra sua 4ª edição com homenagens e reconhecimento a talentos do teatro
- culturacaopg

- 29 de jul.
- 2 min de leitura

Em uma noite marcada pela celebração e pela valorização das artes cênicas, o 4º Festival de Teatro Prosiá finalizou sua programação com uma cerimônia especial de premiação. Realizado pelo Coletivo Cacareco, o evento movimentou a cena cultural de Ponta Grossa durante sete dias, reunindo grupos locais e de outras regiões em uma maratona de apresentações, oficinas e atividades formativas.
Com espetáculos gratuitos em locais como o Cine Teatro Ópera, Lago de Olarias, APAM, CECI e SESC Estação Saudade, o Festival levou ao público uma programação plural e diversa, com um total de oito espetáculos, doze cenas curtas e vivências artísticas que transformaram a cidade em um grande palco. O interesse do público surpreendeu: diversas sessões tiveram todos os ingressos distribuídos com mais de uma hora de antecedência.
“Foi um sucesso absoluto. Plateias cheias, espetáculos elogiados, ingressos esgotados. A cada edição, o Prosiá cresce em relevância e acolhimento. Nosso desejo é ampliar ainda mais em 2026, incluindo novas frentes, como uma Mostra Estudantil de Teatro”, afirmou o produtor e diretor Renan Sota.
“Essa foi uma edição acolhedora, com produções potentes e participação ativa do público. O Prosiá é feito por muitas mãos, e cada pessoa envolvida — do palco aos bastidores — contribuiu para que essa semana fosse especial”, declarou a diretora Bya Paixão.
Mais de 60 profissionais integraram diretamente a organização do Festival, reforçando a dimensão colaborativa do projeto. A programação formativa contou com três oficinas presenciais: “Formas Animadas em Cena”, com Cléo Cavalcantty, no SESC; “A Base da Iluminação Cênica”, com Bya Paixão e Renan Sota; e “Jogo Teatral e a Estética do Espaço”, com a professora Miriam Benigna, na UEPG.
Durante o encerramento, foram entregues troféus que destacaram os destaques da edição. Entre os premiados estão:
Prêmio Trajetória no Teatro: Michella França, Unidev, Edson Bueno e Miriam Benigna
Prêmio Heloisa Frehse: Ana Baldani
Prêmio Especial do Júri: Dramaturgia da cena Descanse em Paz
Melhor Figurino: Cena Descanse em Paz
Melhor Cenário: Cena O Inquérito de Branca Dias
Melhor Texto: Cena Eros
Melhor Atuação: Orestes Jorge
Melhor Maquiagem: Cena Pupafobia
Melhor Concepção Cênica: Cena O Inquérito de Branca Dias
Melhor Cena (júri popular): A gente namora? e Devoratem Oculis (empate)
Melhor Cena (júri oficial): Descanse em Paz
A iniciativa teve apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal.







Comentários