Festival no MON reforça inclusão e protagonismo de pessoas com deficiência
- hassliviamaria
- 21 de ago.
- 1 min de leitura

O Museu Oscar Niemeyer recebe hoje mais um dia de atividades do 4º Festival Inclusão em Cena, realizado pelo Coletivo Inclusão. Além de gratuita, a programação conta com acessibilidade comunicacional, incluindo intérprete de Libras e outras ações voltadas para a acessibilidade física, sensorial e atitudinal.
O evento iniciou na quarta-feira (20) com a apresentação musical do Coral do Instituto Paranaense de Cegos (IPC). Este ano, com o tema “Metamorfose”, o Festival promove atrações artísticas, oficinas, rodas de conversa e outras atrações. Além disso, promete serviços públicos acessíveis e oportunidades para pessoas com deficiência.
A programação é diversificada. Os painéis temáticos, rodas de conversa e oficinas têm a participação de profissionais da saúde, artistas, educadores e pessoas com deficiência. O coletivo também promove uma Mostra Cultural, onde cerca de 100 crianças, adolescentes e adultos com deficiência apresentam danças, teatro e capoeira. Os trabalhos são fruto de projetos realizados em parceria com a APAE e outras instituições.
Para o gestor do Coletivo Inclusão e também organizador do evento, André Caminski, o evento é um chamado para a transformação. “Mais do que um evento, o festival é uma ação coletiva, feita com e para pessoas com deficiência. Ele reúne práticas inovadoras, dá visibilidade ao talento e propõe mudanças concretas na sociedade”, afirma.
O encerramento das atividades está agendado para sexta-feira (22). Para participar das oficinas, é necessário realizar a inscrição disponível no site do SEEC. Outras informações sobre a participação também estão disponíveis no site.
Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucelli
Com informações: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná
Comentários