• Redação

Ex-secretária faz palestra para professores

A palestra é totalmente gratuita e realizada em parceria com a Faculdade Censupeg e o Sicredi

Esméria de Lourdes Saveli vai comandar a palestra. Para participar é preciso fazer a inscrição antecipada. Foto: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para a palestra gratuita “Paulo Freire: o poeta do aprender e do ensinar”, em comemoração ao centenário do nascimento de Freire. O comando será da professora Esméria de Lourdes Saveli, pedagoga doutora em Educação e secretária da Educação de Ponta Grossa por dois mandatos. A palestra será realizada no dia 30 de setembro, às 18h30, no auditório do Sicredi da Nova Rússia. As inscrições podem ser feitas diretamente na Faculdade Censupeg, pelo telefone (42) 9.9820-5996. Por conta da pandemia, as vagas são limitadas.


O evento é gratuito, mas – para participar – é preciso doar um brinquedo novo ou usado em bom estado de conservação. “Quem tiver interesse, precisa se apressar. Vamos seguir todas as normas de segurança, devido à pandemia, por isso, as vagas são limitadas”, alerta a coordenadora da Censupeg de Ponta Grossa, Jucelia Ribeiro.


Esméria de Lourdes Saveli comenta sobre a importância do evento, principalmente em um momento de transformação na educação, devido à expansão do ensino on-line, motivada pela pandemia. “Paulo Freire tem uma reflexão muito forte no sentido da empatia. Aquele que ensina, precisa se colocar na condição de aprendiz. É muito importante que o professor entenda isso”, comenta.


Ainda de acordo com a professora Esméria, durante a palestra serão discutidos e trabalhados conceitos fundamentais da palavra de Paulo Freire. Para ela, o diálogo em sala de aula é fundamental e a vida real precisa estar dentro do ambiente escolar. “Paulo Freire começou a alfabetizar adultos utilizando palavras da realidade deles. E essa foi uma revolução na educação. Ele já entendia que a leitura do mundo precede a leitura da palavra”.


Saiba mais sobre a professora Esméria Saveli

Esméria de Lourdes Saveli é pedagoga e graduada em Letras. Tem especialização em Alfabetização, mestrado e doutorado em Educação. É pesquisadora e, entre outras experiências na Educação, já comandou a Secretaria de Educação de Ponta Grossa, por duas vezes.


Por Assessoria