top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Evento cultural em PG arrecada alimentos para povos Yanomami

Roda de samba no “Nosso Bar” será uma ação beneficente aos povos indígenas

O evento, denominado “Okan Mimo”, trata-se de uma “roda de samba” com apresentação do grupo musical “Samba com Dendê”. Foto: Reprodução


Um grupo de pessoas da cidade de Ponta Grossa, comovido pela situação dos povos indígenas Yanomamis que vem sofrendo uma crise humanitária nestes últimos anos, resolveram organizar um evento cultural para arrecadar alimentos. O evento, denominado “Okan Mimo”, trata-se de uma “roda de samba” com apresentação do grupo musical “Samba com Dendê”, no evento serão apresentadas canções religiosas de matriz africana. A roda de samba irá ocorrer no “Nosso Bar”, no bairro Órfãs a partir das 16 horas no domingo, dia 12 de fevereiro.


Augusto Laiter, conhecido popularmente por Jump explica que a ideia surgiu com o intuito de solidariedade e que as ações religiosas e culturais, tenha este caráter de amor ao próximo, “Juntamente com o Vitor (do grupo Samba com Dendê) resolvemos realizar este evento, unindo a ação de ajudar os povos indígenas Yanomamis, e combater o preconceito que os ‘terreiros’ sofrem”. Jump também explica que na roda de samba, terá canções religiosas de matriz africana. Inclusive o nome do evento, “Okan Mimo” é um termo dos povos africanos iorubá, que significa “Coração Puro”.


Vitor Santos, músico integrante do “Samba com Dendê", reforça a ação, “Quando organizamos com o Jump, foi justamente mostrar que as ações de solidariedade também vêm de nós, vem dos terreiros, que muitas vezes são marginalizados e sofrem preconceitos por parte da sociedade, e demonstrando assim que a nossa religiosidade destaca em fazer ações para as outras pessoas”, destaca Vitor.


Jump e Vitor já organizaram uma ação beneficente no início do ano, na ocasião a roda de samba organizado pelos meninos foi para ajudar as diversas famílias ponta-grossenses que sofreram com as enchentes. Naquele momento, a roda de samba também foi realizado no “Nosso Bar”.


Ricardo Sartori, proprietário do “Nosso Bar”, destaca que o estabelecimento está aberto para ajudar as pessoas, unindo a solidariedade e a alegria. “Ano passado, fizemos algumas ações semelhante como estas, e quando os meninos do samba vieram com esta ideia, tanto para as vítimas das enchentes no mês passado, quanto para os povos indígenas Yanomamis, não pensei duas vezes para ceder a casa”, comenta o empresário.


A roda de samba “Okan Mimo” irá ser realizado no dia 12 de fevereiro (domingo) com a apresentação do grupo “Samba com Dendê”, o evento acontece a partir das 16 horas. O ingresso custa sete reais, mais 1Kg de alimento para arrecadação aos povos indígenas Yanomami. O “Nosso Bar” está localizado na rua Pref. Brasílio Ribas, 860 no bairro do Órfãs em Ponta Grossa.


Serviço:

Evento: Okan Mimo

Data: 12 de fevereiro (domingo)

Horário: A partir das 16 horas

Local: Nosso Bar, rua Pref. Brasílio Ribas, 860, Órfãs. Ponta Grossa-PR

Ingresso: R$ 7,00 + 1Kg de alimento

Foto: Divulgação

bottom of page