top of page
  • Foto do escritorRedação

Escritora lança livro sobre experiências culturais nos Campos Gerais

Obra será lançada neste sábado (22), às 17 horas, na nova sede da Secretaria Municipal de Cultura

Obra será lançada neste sábado (22), às 17 horas, na nova sede da Secretaria Municipal de Cultura. Foto: Divulgação


A obra “Georreferenciamento Cultural", da escritora Renata Regis Florisbelo, será lançada neste sábado (22), às 17 horas, na nova sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na rua Sete de Setembro, nº572, em Ponta Grossa. O lançamento também contará com um momento de contação de histórias, intitulado “Tenho uma história georreferenciando você”, mediado por Lucélia Clarindo e uma roda de conversa sobre os textos da obra com comentários da própria autora.


Aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), o projeto de “Georreferenciamento Cultural" conta com o patrocínio da Continental do Brasil. A publicação é assinada pela Editora Estúdio Texto, com selo da Série Humanar. O projeto tem a coordenação da ABC Projetos Culturais. O valor total das vendas no lançamento do livro será destinado à Associação Pontagrossense de Assistência à Criança com Deficiência (APACD). Cada unidade estará disponível por R$30,00.


O livro reúne mais de 130 textos escritos pela autora ao longo de quatro anos para a imprensa local, que retratam elementos da identidade cultural da região dos Campos Gerais. Unindo geografia, literatura e artes visuais, a obra contribui diretamente para a valorização do patrimônio cultural, da identidade regional e do reconhecimento de narrativas históricas da região.


Renata destaca que o principal objetivo da produção é de lançar um olhar vivificado para cada experiência cultural. “A seleção dos temas a serem abordados no livro foi desafiadora, pois envolveu uma pesquisa histórica para contextualização no tempo e no espaço, além da reflexão sobre o valor real de cada fragmento da nossa cultura e o poder de vivificação dela em nossa vida diária”, conta a escritora.


A obra é o mais novo marco na carreira de Renata: é a décima quinta produção autoral lançada ao longo de sua vasta carreira na literatura. A autora ainda destaca a participação de Alberto Portugal, Secretário de Cultura do Município de Ponta Grossa, como colaborador da obra. “O lançamento de um livro é sempre um momento muito bom, mas este tem sido ainda mais especial. Um dos aspectos que me deixa muito feliz nessa obra é que esse livro foi prefaciado pelo Alberto Portugal, que além de ser a nossa figura número um da cultura hoje na cidade, é um artista de talento ímpar. Foi muito bom tê-lo junto e poder compartilhar a obra”, ressalta.


O livro ainda é acompanhado de um mapa que situa os espaços e artefatos culturais retratados ao longo dos textos, fruto do trabalho cartográfico assinado pelo geógrafo Brendo Carvalho, especialista em mapas antigos. Pensando na acessibilidade, a obra possui uma versão em audiolivro disponível por meio de um QR Code nas páginas finais e também gratuitamente através do Youtube da editora Estúdio Texto. Segundo Renata, quatrocentos exemplares serão disponibilizados gratuitamente a escolas, bibliotecas, projetos de leitura e para a Secretaria Estadual de Educação, com o intuito de difundir a riqueza cultural da região para as próximas gerações.


Da Assessoria

bottom of page