top of page
  • Amanda Stefaniak

Escritora de Ponta Grossa lança livro sobre saúde mental

A obra ‘Para além da Reforma Psiquiátrica: Saúde Mental e Fenômeno de rua nos Campos Gerais (PR)' foi escrito pela psicóloga Fernanda Pimentel

A escritora e psicóloga Fernanda Pimentel aborda uma discussão da saúde mental com questões de invisibilidade e exclusão social. Foto: Divulgação

Fernanda Pimentel Santos, reside em Ponta Grossa sendo formada em Psicologia, com mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. Além disso, é professora do Departamento de Psicologia e atua como professora-orientadora da área de Psicologia em projetos de extensão a grupos em situação de vulnerabilidade. Ainda, presta consultoria em obras com grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade.


Sua mais recente obra, trata de uma discussão da Saúde Mental e do fenômeno de rua, que aborda questões sobre a invisibilidade, exclusão social, agravamento do adoecimento psíquico a partir da situação de rua, com alusão as ações do Estado, pelas políticas públicas existentes ou inexistentes.


Fernanda contou que o tema da obra é muito atual e o fenômeno de rua, estudado em sua pesquisa, pode acarretar diversas consequências sociais. “A pesquisa se mostra muito relevante pela complexidade que envolve o agravamento do adoecimento psíquico pela exposição as vulnerabilidades que o fenômeno de rua envolve”, explica a autora.


A obra de Fernanda é fruto da pesquisa de mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, pesquisa que tinha como objetivo principal analisar a relação tríade entre o agravamento do adoecimento psíquico, a condição de pobreza, e a situação de rua de pessoas atendidas pelas instituições governamentais e não governamentais nos Campos Gerais.


Para a autora, transformar a pesquisa em formato de livro significa aflorar ações por meio de fazer política. “O livro pode contribuir com reflexões para uma sociedade mais justa, com menos índices de pobreza, em que seja possível, a partir da solidariedade, tornarmos compassíveis com o sofrimento do outro”, afirma Fernanda.


Em decorrência do momento pandêmico, o lançamento do livro ocorreu durante um evento científico do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – Cescage, de forma remota.


A obra oficialmente lançada encontra-se para venda no site da Editora Appris. Clique aqui para adquirir a obra!

A obra ‘Para além da Reforma Psiquiátrica: Saúde Mental e Fenômeno de rua nos Campos Gerais (PR)' foi escrito pela psicóloga Fernanda Pimentel. Foto: Divulgação

Sinopse do livro

O livro 'Para além da reforma psiquiátrica: Saúde Mental e Fenômeno de Rua nos Campos Gerais (PR)' compreende uma discussão que envolve a reflexão sobre a loucura, objeto que foi tratado historicamente pela repressão, que não obstante se limita à loucura, mas às pessoas em condições de vulnerabilidade socioeconômica, por vezes em situação de rua, pois a sociedade, geralmente, utiliza a exclusão social para a higienizar.

bottom of page