top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Escritora de PG participa de podcast estadual sobre Helena Kolody

Ponta-grossense, Luísa Cristina do Santos Fontes comenta sobre sua pesquisa biográfica de cronista paranaense

Escritora de Ponta Grossa, Luísa Cristina do Santos Fontes participa de podcast estadual sobre a biografia da cronista Helena Kolody. Foto: Divulgação


A escritora ponta-grossense Luísa Cristina Santos Fontes, participou de um podcast a nível estadual pelo G1, comentando sobre a biografia da cronista e escritora Helena Kolody. Luísa inclusive já fez uma obra sobre Kolody, “Roteiro Literário Helena Kolody” que faz parte de uma coleção em que um autor escreve um ensaio sobre a vida e a obra de um escritor paranaense já falecido. O podcast pode ser encontrado através deste link.


A exemplo do que a proposta sugere, Luísa Cristina dos Santos Fontes analisa o percurso de Helena Kolody, que nasceu em Cruz Machado (PR) em 1912 e viveu parte significativa de sua trajetória em Curitiba, até morrer em 2004. Professora aposentada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Luísa aponta, com detalhes, características da produção poética de Helena, explicando o vasto percurso da autora, a primeira brasileira a publicar haicais.


Ao comentar sobre a sua lembrança de Helena Kolody, Luísa lembra com carinho, “Meu primeiro encontro com Helena Kolody se deu há trinta anos. Fui premiada na segunda edição do Concurso Nacional de Poesias Helena Kolody – promovido pela Secretaria de Estado da Cultura – e nos primeiros certames a escritora sempre participava da cerimônia de premiação. A partir desta época, estabelecemos uma rotina de correspondências, extremamente prazerosa para mim, que, via de regra, abordava fatos relativos à poesia”.


Luísa Cristina também recorda quando iniciou seus primeiros trabalhos bibliográficos sobre Helena, “Em 2007, inscrevi-me no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina e minha orientadora sugeriu que trabalhasse com a biografia de Helena Kolody. Nela, em síntese, conto a vida da escritora Helena Kolody, a partir de sua inscrição na literatura, questionando sua identidade, o mundo que a cercava e o sentido de sua existência”.


A escritora ponta-grossense também explica a metodologia de seu trabalho em cima da cronista paranaense, “Procurei recuperar os temas e os valores que a cativavam e que a Helena defendia, sua delicadeza e sua grandeza, o espírito ímpar que faz de sua obra um tesouro literário. Então, por exemplo, conto sobre suas primeiras publicações em jornal, que aconteceram no Diário dos Campos, de Ponta Grossa, e na Marinha, além da Revista do Litoral Paranaense. Falo sobre a amizade profunda que teve com Paulo Leminski, desde o tempo em que foram vizinhos no Ed. São Bernardo. Enfim, apresento sobre sua generosidade e seus soterramentos”, finaliza Luísa.

Escritora de Ponta Grossa, Luísa Cristina do Santos Fontes participa de podcast estadual sobre a biografia da cronista Helena Kolody. Foto: Divulgação


Sobre Luísa Cristina dos Santos Fontes:

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Linguística pela mesma instituição. Professora aposentada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Dirigiu por oito anos as revistas acadêmicas: Uniletras e Publicatio UEPG. Por oito anos, supervisionou a Editora UEPG. Pesquisadora do GT Nacional A Mulher na Literatura, da ANPOLL.


O trabalho de Luísa Cristina é extenso, a escritora já publicou diversas obras como: Anita Philipovsky – a princesa dos campos (Ed. UEPG); Literatura e mulher – das linhas às entrelinhas (Ed. UEPG); A literatura de autoria feminina em suas interdi(c)ções (Ed. Estúdio Texto, em co-autoria com Marly Soares); Roteiro Literário – Helena Kolody (Biblioteca Pública do Paraná); Mulher e literatura – vozes consequentes (Editora Mulheres, em co-autoria com Rosana Kamita); Biobibliografia da Academia de Letras dos Campos Gerais (Ed. Planeta, em co-autoria com Luiz Fernando Cheres e Sérgio Monteiro Zan), O percurso de um poema – Os poentes da minha terra de Anita Philipovsky (Ed. Estúdio Texto); As janelas de Leonilda – a trajetória da escritora Leonilda Hilgenberg Justus (SESC - PR, co-autoria com Carlos M. Fontes Neto, Icléa M. Saliba da Cunha, Indianara P. Mattar Milléo, Luiz Fernando Cheres e Neuza Helena P. Mansani) Relicário de Anita (Ed. do autor); co-autora de Novelo (UEPG) e A Xícara (Editora Estúdio Texto).


Luísa também é fundadora da “Cadeira 5” da Academia de Letras dos Campos Gerais. Presidiu a ALCG de 2013-2015, atualmente é a sua vice-presidente. Integra o Centro de Letras do Paraná; o Centro Cultural Prof. Faris Michaele; a Associação Germânica dos Campos Gerais e o Observatório da Cultura Paranaense. Tomará posse no próximo dia 3 de março na Cadeira 2 da Academia Feminina de Letras do Paraná, cuja Primeira Ocupante é Helena Kolody. Integra o Conselho Editorial da revista Uniletras, da Editora Estúdio Texto, da Editora “TodaPalavra” e do Instituto Pegaí Leitura Grátis.

Luísa Cristina do Santos tem diversas obras autorais além de um nome de destaque no cenário cultural de Ponta Grossa. Foto: Divulgação

bottom of page