• Redação

Eleição para diretoras escolares de PG segue até as 19h

Ao todo, concorrem ao cargo de direção professoras e professores de 78 escolas (91 professoras e 3 professores) e 68 CMEIs (79 professoras – todas mulheres)

Eleição para diretoras escolares de PG segue até as 19h desta sexta (03). Foto: Divulgação


Funcionários das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil e responsáveis pelos alunos da rede municipal elegem, nesta sexta (03) os novos diretores e diretoras das unidades escolares mantidas pela Prefeitura de Ponta Grossa. A votação iniciou às 8 horas e segue até as 19 horas, quando as urnas serão abertas para contagem dos votos.


Ao todo, concorrem ao cargo de direção professoras e professores de 78 escolas (91 professoras e 3 professores) e 68 CMEIs (79 professoras – todas mulheres). São 173 candidaturas, que poderão trabalhar na direção das unidades pelos próximos quatro anos, executando as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação e, sobretudo, trabalhando pelo aprendizado de cada aluno.


Valdineia Aparecida Ribeiro votou representando as netas, Luísa e Yasmin, no CMEI Professora Dinailce Cândido Ribeiro, no Bairro Neves. Ela considera importante escolher a diretora, porque a gestora será responsável “pelas educação e alimentação das crianças na escola”. Para a avó, família e escola atuam juntas no aprendizado das crianças. “Tem que participar. Se o filho da gente está na escola, é nosso dever participar. Eu acho que é um conjunto de coisas, da escola e dos responsáveis. Porque não adianta a escola educar, e os pais, não. acho que é um conjunto”, considera Valdineia.


Conforme Vanessa Cavalari Calixto, membro da Comissão Eleitoral da SME, a eleição dos gestores escolares está sendo acompanhada pela Secretaria Municipal de Educação. “Hoje é o grande dia, dia de garantirmos essa gestão democrática em todas as unidades. Convidamos a comunidade escolar para vir até a escola ou CMEI de seus filhos, para garantir o voto para o diretor ou diretora que os responsáveis querem escolher”, diz Vanessa.


A votação ocorre somente nesta sexta-feira e será encerrada às 19 horas, com posterior contagem dos votos. O resultado será divulgado oficialmente na segunda (06).


Da Assessoria