top of page

E-book de Silvestre Alves resgata a memória tropeira da região

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 10 horas
  • 2 min de leitura

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Um mergulho na história do Brasil através das trilhas dos tropeiros. É essa a proposta do e-book lançado pelo professor Silvestre Alves Gomes, dentro do projeto Tropeirismo: Caminhos do Saber, que oferece um panorama completo sobre o tropeirismo e sua importância nas dinâmicas econômicas, culturais e ambientais dos séculos XVIII e XIX. A publicação gratuita alia conteúdo histórico ao lúdico, ao apresentar também as origens e objetivos do Jogo do Tropeiro, desenvolvido pelo autor como ferramenta educativa complementar.


A obra digital traz informações detalhadas sobre os caminhos percorridos por tropeiros nas regiões Sul e Sudeste, destacando não apenas os aspectos históricos e geográficos do movimento, mas também crenças, superstições, a fauna e a flora que cercavam as rotas de comércio e criação de mulas — eixo central da economia daquela época.


“A criação do jogo foi uma necessidade, porque as ocorrências que estão nas cartas do baralho desse jogo aparecem de modo bem resumidas, para dar mais dinâmica à brincadeira, assim o e-book precisou ser escrito para ampliar o conteúdo das cartas.”


No capítulo "Jogo do Tropeiro e o Ciclo do Muar", o autor compartilha bastidores da produção do jogo, que já vem sendo utilizado em oficinas escolares como instrumento de aprendizagem. Silvestre acredita no impacto positivo do jogo entre os pequenos.


“O jogo já está impactando muito positivamente, porque as crianças têm elementos reais com os quais interagem e isso desperta muito a atenção. Outra situação que impacta é perceberem a fauna e a flora por onde passavam os tropeiros.”


Com uma carreira pautada por intensa pesquisa e dedicação ao ensino, Silvestre destaca que sua jornada profissional sempre esteve conectada ao estudo aprofundado da história e geografia nacional:


“Muita leitura e pesquisa. O tema Tropeirismo é importantíssimo para compreendermos a nossa história e a geografia do nosso país. Para mim tem sido um grande prazer, um aprendizado permanente. Estou muito contente com o projeto Tropeirismo: caminhos do saber, distribuindo o Jogo do Tropeiro nas escolas e fazendo oficinas.”


O e-book também traz, em sua parte final, um repertório musical autoral de Silvestre, que além de educador, é compositor, violonista e cantor. As letras escolhidas reforçam a conexão entre a tradição tropeira e a arte como linguagem de memória e identidade.


Sobre o projeto

Tropeirismo: Caminhos do Saber 

Realização: ABC Projetos Culturais

Apoio: Copel e Continental

Incentivo: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Programa Estadual de Fomento à Cultura (PROFICE), Governo do Paraná



Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento à Cultura (PROFICE) da Secretaria da Cultura do Estado| Governo do Estado do Paraná.



Comments


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page