top of page
  • Foto do escritorRedação

Declamação de poema celebra o aniversário da cidade

Os poentes da minha terra”, de autoria da escritora de Anita Philipovsky e publicado em 1936, foi apresentado em forma de declamação em três colégios da rede estadual de ensino, seguido de um bate-papo sobre os autores locais

A declamação foi realizada por Guilherme Vargas Puchta, Mitzi Vedan de Ramos e Renata Regis Florisbelo. Foto: Divulgação

No ano do bicentenário da cidade de Ponta Grossa inúmeros presentes especiais têm sido ofertados à Princesa dos Campos. Uma das propostas selecionados pelo Edital 011/2023 do Fundo Municipal de Cultura, exclusivo para homenagear a cidade, foi o projeto “Os poentes dos 200 anos da minha terra” proposto pela escritora Renata Regis Florisbelo. Por meio desta proposta, o poema “Os poentes da minha terra”, de autoria da escritora de Anita Philipovsky e publicado em 1936, foi apresentado em forma de declamação em três colégios da rede estadual de ensino, seguido de um bate-papo sobre os autores locais.


Segundo Renata, o poema escolhido valoriza a beleza da cidade apresentando ao longo de seus versos uma descrição poética belíssima dos poentes que só Ponta Grossa tem. A declamação foi realizada por Guilherme Vargas Puchta, Mitzi Vedan de Ramos e Renata Regis Florisbelo. O bate-papo teve por objetivo apresentar a rica diversidade dos autores em nossa região em seus múltiplos estilos textuais.


Ainda como produto do projeto foi desenvolvido um vídeo com a declamação do poema tendo por cenário a charmosa Villa Hilda. A proposta da inclusão do vídeo é aumentar a abrangência do alcance do poema, considerando a possibilidade de compartilhar este trabalho também com os saudosos ponta-grossense que vivem fora da cidade. Para Renata: “Foi muito positivo trabalhar com o Guilherme e a Mitzi na declamação dos ‘Poentes’, pois eles sendo tão jovens trouxeram um frescor ao poema enquanto a minha presença manteve o caráter nostálgico”. A produção ficou a cargo da autora e da Deyse Pietrobelli, com direção de Renata e filmagem e edição por Deyse Pietrobelli. O vídeo está disponível no canal da autora através do link.


Da Assessoria



bottom of page