Curta-metragem “Ai! Sumiram os Brinquedos!” estreia em Ponta Grossa e emociona público
- culturacaopg

- 18 de ago.
- 3 min de leitura

O Teatro CECI foi palco da primeira exibição de “Ai! Sumiram os Brinquedos!”, curta-metragem inspirado no teatro de bonecos que levou crianças, famílias e educadores a uma noite marcada pela fantasia e pela reflexão sobre a infância.
A abertura do evento contou com “Alakazan – Histórias para Encantar”, apresentação conduzida por Cristina Donasolo, que preparou o público infantil para mergulhar na atmosfera lúdica da sessão, com a obra Mistério no Paiol, de sua autoria.
Na sequência, a plateia acompanhou o filme que narra o sumiço misterioso dos brinquedos, trazendo à tona discussões sobre consumo, imaginação e a importância da fantasia no desenvolvimento das crianças.
Após a exibição, os realizadores compartilharam os bastidores do processo criativo. A atriz Michella França destacou a experiência de transpor a linguagem teatral para o audiovisual: “Foi uma experiência transformadora. Nos aventurar no audiovisual foi um desafio enorme, mas também uma oportunidade de aprender e expandir nosso trabalho. A recepção calorosa do público nos motiva a pensar em novos desdobramentos, talvez até em uma série no futuro.”
O roteirista e dublador do Palhaço Palito David Dias ressaltou a adaptação coletiva da obra: “Criar esse filme foi dar continuidade a uma pesquisa que começou no teatro. Tivemos que reinventar cenas, adaptar a linguagem e encontrar soluções visuais para algo que nasceu no palco. O resultado só foi possível porque acreditamos no poder dessa história e trabalhamos juntos para torná-la acessível a todos.”
O diretor Edson Silva, que encarou o projeto como uma oportunidade de crescimento, avaliou a experiência como única: “O que mais me atraiu e foi decisivo para eu aceitar esse desafio foi a questão de ser um desafio pessoal. Eu já venho do audiovisual há algum tempo, mas nunca tinha trabalhado com manipulação. Então, foi um desafio além do projeto ter uma relevância muito grande, porque a mensagem que ele leva para as crianças é muito interessante.”
Já Michella França, além de narradora do curta, revelou a busca pela essência artesanal: “A gente não queria fazer algo assim muito normal, com os atores mesmo e tal. Então começamos a pesquisar programas antigos da TV Cultura, que eu adorava. Queríamos algo artesanal, mas não sabíamos como. Quando passou no edital, vimos que havia pouquíssimos trabalhos assim. Então fomos meio que no feeling do teatro.”
A atriz também adiantou a possibilidade de expansão da história: “A gente ainda sabe que tem muita coisa para melhorar e a gente quer melhorar, e é por isso que a gente pensa em fazer agora um seriado dele (Palhaço Palito).”
Entre reflexões e planos para o futuro, Michella reforçou o papel do audiovisual como instrumento de afeto: “Nessa era digital, nessa era de brinquedos eletrônicos em que as crianças estão todas conectadas, a mensagem que o curta tá trazendo é de: ‘Você pode olhar a tela, mas você também pode olhar para o que você tem’.”
O lançamento terminou em clima festivo, com distribuição de doces às crianças presentes, reforçando o caráter comunitário da iniciativa. O curta já pode ser assistido gratuitamente no YouTube.
Créditos da produção
Direção Geral: Edson Silva
Direção de Fotografia: Juliana Nortok
Roteiro e Edição: David Dias
Produção Executiva: Lázaro França
Manipuladores: Janaína Graboski, Maurício Gabardo, Michella França, Juliana Nortok e David Dias
O projeto foi realizado com recursos do edital de apoio à produção audiovisual da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa e do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Assista ao filme: Ai! Sumiram os Brinquedos! – YouTube
Com informações: Assessoria com redação







Comentários