• Redação

Conheça um pouco sobre o "Homem-Aranha" de PG

O universitário Guilherme Duarte Wendt, é a identidade do "Spider-Man" da Princesa dos Campos


Homem-Aranha lendo um jornal em cima do imóvel "Ponto Azul", no centro de Ponta Grossa
Conheça e descubra quem é o "Homem-Aranha" de Ponta Grossa-PR. Foto: Cássio Santos

Engana-se quem pensa que em Ponta Grossa existe apenas o Super-Homem. A cidade também é protegida pelo Homem-Aranha, ou melhor, pelo Miranha Power. Mas, afinal, quem é a pessoa por trás da máscara do aracnídeo que faz a alegria de crianças e adultos com piruetas, danças e encenações?


O Peter Parker ponta-grossense chama-se Guilherme Duarte Wendt, tem 29 anos, estuda no curso de Educação Física da UniCesumar e luta para cursar Medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pioneiro do parkour (modalidade esportiva que usa o espaço urbano para fazer acrobacias) na cidade, ele pratica o esporte há 15 anos e dá aulas há cerca de sete, tanto na rua quanto na academia Star Gym.


Se existe um esporte com a cara do Homem-Aranha, que vive pulando entre os edifícios de Nova York, é o parkour. Daí para assumir a personalidade do herói e virar o Miranha Power foi um pulo. Aliás, como surgiu esse nome? “Foi para misturar a zoeira brasileira com o toque americano. A mente do brasileiro se eletrifica com uma pegada americanizada”, explica Wendt.



Uma foto do Guilherme com a máscara do Homem-Aranha e do outro o rosto de Guilherme Duarte.
Guilherme Duarte Went, o Miranha-Power. Foto: Reprodução

Como tudo começou


Guilherme é um grande fã do Homem-Aranha. Foi por causa do aracnídeo que ele começou a amar o parkour na infância e praticar coisas extraordinárias com o corpo, quebrando assim barreiras e limites pessoais.


A oportunidade para vestir um uniforme de herói surgiu quando a famosa Carreta da Alegria, de Guaratuba (litoral do Paraná), precisou de um jovem com o seu perfil – alegre, divertido, desinibido e que sabe dançar (além do parkour, Wendt também já fez aula de balé e ginástica, subindo em palcos para diversas apresentações).


Após enviar alguns vídeos para a Carreta, ele foi contratado para algumas participações durante uma turnê da trupe em Guarapuava, mas como Batman. Apenas quando se mudou para Ponta Grossa é que notou que estava disponível uma roupa do Homem-Aranha.


Durante o trabalho, Wendt notou que muitas pessoas pediam a presença do Homem-Aranha em festas. Então, em 2019, criou o perfil Miranha Power nas redes sociais, que cresceu até chamar a atenção do público e entrar para o imaginário coletivo.


No ano seguinte, 2020, Wendt trabalhou em mais uma temporada da Carreta, nas cidades de Ponta Grossa e Guaratuba, fazendo o personagem viralizar ainda mais. Confira a seguir algumas das estripulias do Miranha Power com a Carreta da Alegria em Ponta Grossa, gravadas em dezembro do ano passado.


Mensagem da alegria


Atualmente, além do trabalho principal, o jovem também atua como Spider-Man Action em aniversários e festas. “É um exercício de autoimpacto emocional, em que coloco toda a minha energia. Eu uso o uniforme do Homem-Aranha para transmitir a mensagem da alegria”, afirma.


Wendt também produz vídeos com mensagens do Miranha Power, que ele mesmo escreve, grava e envia para as pessoas. “Já fiz mais de 35 desses vídeos, todos diferentes e únicos. Atendo desde crianças até senhoras de 80 anos”, explica.


Atualmente, o Miranha Power está em fase de crescimento como influenciador digital, chegando em todas as plataformas digitais. O ensaio fotográfico que ilustra essa matéria foi elaborado recentemente para promover essa nova fase. “O Miranha Power se estruturou como o legítimo Homem-Aranha. Um personagem de outra dimensão, de outro multiverso”, relata.


Homem-Aranha de PG lendo o jornal, sentado em cima do imóvel do Ponto Azul, ao fundo temos os prédios do centro da cidade.
Homem-Aranha de Ponta Grossa-PR vem sendo atração na cidade e na região. Foto: Cássio Santos

Reação do público


Para Wendt, a energia da alegria é universal. “Quando você leva energia e amor, as pessoas gostam e apreciam”, reflete. Por isso, diz ele, sempre recebeu muito carinho, não apenas em Ponta Grossa, mas em outras cidades também, deixando o seu coração cheio de gratidão.


“Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. Carrego sempre o mesmo lema do Peter Parker. Então, você precisa ser alguém sempre disposto e cheio de alegria”, ensina.

Confira o rolê de Miranha Power no Lago de Olarias, em Ponta Grossa.


Diversão e leveza


Ao fim da conversa com a nossa reportagem, Wendt conta que trouxe para a sua realidade tudo que o Miranha Power é. Ele utiliza a base filosófica do herói em todos os trabalhos que faz, levando alegria para as pessoas e mostrando-lhes que podem ser mais leves, divertidas e felizes, expressando toda a sua essência. “As pessoas podem quebrar regras, mas não princípios”, conclui.


Para seguir o Miranha Power nas redes sociais, basta procurá-lo no Instagram – aqui como Miranha Power e aqui em seu perfil pessoal. Mas você também pode ter a sorte de vê-lo escalando os prédios do Centro de Ponta Grossa. Ou se apresentando em alguma festa infantil.


Fonte: Novas Campos Gerais