top of page
  • Foto do escritorRedação

Comemoração ao Dia Nacional da Consciência é realizada em Castro

Castro realizou na segunda-feira (20) a VIX Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

Comemoração ao Dia Nacional da Consciência é realizada em Castro na presença de Comunidades Tradicio. Foto: Divulgação

Castro realizou na segunda-feira (20) a VIX Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. O evento foi promovido em dois momentos pela Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de promoção da Igualdade Racial.


Pela manhã foram realizadas, na Câmara Municipal, apresentações culturais, apresentação do programa Recomenda e de dados sobre as Comunidades Tradicionais Quilombolas do município, e da palestra ‘Identidade e empoderamento da mulher negra’, pela professora doutora Ione Jovino. Já a tarde, no Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello e Silva (Ceju), foram realizadas apresentações culturais das escolas e centros de convivência de Castro.


O evento contou com ampla participação de representantes das Comunidades Quilombolas de Castro: da Serra do Apon, Limitão, Mamãns e Tronco. Teve ainda exposição cultural de artesanato e trabalhos manuais, participação da Agência do Trabalhador, para divulgação do programa de Jovem Aprendiz e vagas de emprego, e do Instituto Moriah, cujos profissionais realizaram aferição de pressão e orientações relativas à área da saúde. Participaram também cabeleireiras trancistas, que realizaram trabalho voluntário no evento.

Sobre o programa Recomenda

Implantado em 2021, o programa Recomenda tem o propósito de identificar comunidades tradicionais existentes em Castro. Entre seus objetivos está a garantia de política pública de direitos e equidade; implante de política pública direcionada às Comunidades Tradicionais Quilombolas e a promoção da intersetorialidade entre as políticas públicas afins.


Da Assessoria

Comments


bottom of page