top of page
  • Foto do escritorRedação

Faris Michaele celebra 35 anos com novos centristas

Atualizado: 20 de jun. de 2022

Comemorações ocorreram na última sexta-feira (17) e reuniu alguns centristas, além de realizarem o mérito cultural para três homenageados

O historiador Eduardo Terleski, o escritor e advogado José Altevir Barbosa e o professor e jornalista Hurlan Jesus foram os três homengeados da noite, recebendo o "mérito cultural". Foto: Divulgação


Na última sexta-feira (17), o Centro Cultural Professor Faris Michaele (CCPFM) completou 35 anos, a data foi comemorada em um evento na Biblioteca Pública Municipal Bruno Enei. A data foi marcada com uma solenidade comemorativa que incluiu atrações culturais honrando as diversas áreas artísticas abrangidas pelo Centro. O musicista e vice-presidente da entidade, Douglas Passoni, acompanhado da cantora Deise Horn, executou ao piano, o Hino do CCPFM, com letra da escritora Leonilda Hilgenberg Justus e música de Gabriel de Paula Machado. Renata Regis Florisbelo, presidente do Centro apresentou a performance poética “Leonilda por Renata”, com haicais de Leonilda Hilgenberg Justus, fundadora da entidade.


O evento contou com uma mostra de obras de artistas visuais integrantes do Centro. Tomaram parte: Celso Parubocz, Cristina Sá, Rute Yumi Onnoda e Rosilene Tramontin. O ponto alto da noite foi a homenagem com o Mérito cultural concedido ao advogado e escritor José Altevir Mereth Barbosa da Cunha, ao historiador Eduardo Terleski e ao professor, jornalista e apresentador Hurlan Jesus que passaram a ser integrantes do Centro.


Ainda na programação artística, Dione Navarro, diretora cultural da entidade, conduziu os presentes a uma vivência poética alquímica especialmente desenvolvida para o evento. A programação contou também com a participação da artista visual Rute Yumi Onnoda que apresentou a 4ª edição do seu “Livro de artista”. A cerimônia teve encerramento com a fala da presidente destacando os esforços somados, ao longo destes 35 anos, para manter a entidade viva e atuante, além de parabenizar os homenageados e novos integrantes. O cerimonial ficou a cargo do orador do CCPF, Flávio Madalosso Vieira.


O Centro Cultural Professor Faris Michaele é uma das mais antigas agremiações culturais da região dos Campos Gerais ainda em atividade. Abrange principalmente os setores: Literatura, Música, Artes Visuais, Dança e Teatro. Seu nome é uma homenagem a Faris Antônio Salomão Michaele, intelectual que elevou Ponta Grossa no cenário cultural nacional e internacional.


Maiores detalhes do evento você pode conferir no Programa CulturAção desta terça-feira às 18h30 na TV Educativa, no canal 58.1.

bottom of page