top of page
  • Foto do escritorRedação

Castro prepara procissão fluvial com imagem de Sant’Ana

Diocese divulga cronograma de eventos para os próximos dias

Castro prepara procissão fluvial com imagem de Sant’Ana. Foto: Divulgação

O município de Castro terá uma série de celebrações em homenagem à Senhora Sant’Ana. Após dois anos sem atividades presenciais por conta da pandemia, a programação já foi divulgada pela Diocese. No sábado (23), será realizada a benção dos veículos das 9h às 16h, com venda de pastel e quentão. Logo na seguência, na segunda-feira (14), ocorrerá um show de prêmios às 20h. A iniciativa também contará com a venda de pastel, quentão e bolo no pote.


Já na terça-feira (26), dia oficial da padroeira, será realizada a tradicional procissão pelo Rio Iapó com a imagem de Senhora Sant’Ana. O evento está marcado para às 8h30. O cronograma prevê que a imagem chegue até a ‘Prainha’ para ser levada até a Igreja Matriz do município. A santa será transportada por diversas ruas da região central. A partir das 10h, será celebrada a missa solene.


Abertura oficial e reflexões

A programação religiosa foi aberta oficialmente no último domingo (17), com o primeiro dia de novena. A cerimônia realizada na Igreja Matriz foi celebrada pelo pároco, padre Sandro Brandt, e pelo diácono, Ricardo Aparecido. Desde então, a agenda traz uma reflexão diferente a cada dia da semana.


Na abertura do novenário, o tema ‘Quem é a Igreja? Quem somos na Igreja’ foi detalhado pelo diácono convidado, Luiz Afonso Freytag, que afirmou que a Igreja é um conjunto de fieis. "Nós somos membros vivos da igreja. Não acreditamos em imagens, mas sim em um Deus vivo. Todos nós temos função na Igreja. É preciso, então, mais que participar, dar vida a essa nossa Igreja. É preciso buscar, investir, incorporar na Igreja", orientou.


‘Os leigos e as famílias na Igreja’ foram destacados na reflexão feita pelo padre José Nilson Santos, convidado para presidir a celebração na segunda-feira (18). “Pelo batismo passamos a fazer parte da família de Deus. "Ali, todos são importantes, embora classifiquemos cristãos de primeira e segunda classe. Todos temos a mesma dignidade”, ressaltou padre Nilson.

O sacerdote lembrou que alguns cristãos recebem ministérios para pastorear. “Mas, de onde nascem os leigos? Vêm da família”, ele mesmo respondeu. “Vem da Igreja doméstica. Foi lá que nasceu o padre José Nilson. Na família, se aprende as primeiras orações, vem a Catequese - na família, muitas vezes, estão os primeiros catequistas - Crisma, grupo de jovens, pastorais e assim passamos a assumir posições na sociedade. O que seria da Igreja sem os leigos? ”, indagou.


“A família carrega a fé. Fortalecida no Evangelho e na Palavra, se torna evangelizadora. Portanto, amemos e cuidemos da nossa família", finalizou, contando ainda um pouco sobre sua experiência vivida na Amazônia, onde esteve em missão por seis anos, lamentando a falta de leigos/lideranças.


Cerimônia aborda o protagonismo ‘Cristão no mundo de hoje’

Nesta terça-feira (19), o terceiro dia da novena terá como convidado o padre Alvaro Nortok. O tema será ‘O protagonismo cristão no mundo de hoje’. Padres Roberval Mühlstedt, Martinho Hartmann, Alexandre Spena e Thiago Inchenchaki celebram as novenas seguintes, com reflexões a respeito do ‘caminho cristão e a reconstrução de laços comunitários’, ‘ser Igreja, comunidade de fé’, ‘caminhar juntos e o testemunho de fé’, ‘a fé como caminho de encontro, e reconciliação com Deus’, somos povo escolhido, amado e querido por Deus!’ e, ‘a paróquia como lugar privilegiado da comunhão com Deus’.


Da Assessoria

bottom of page