• Amanda Stefaniak

Caravana da Cultura se apresenta no Dia das Crianças

Atualizado: 14 de out. de 2021

Neste domingo (12) o Caravana da Cultura comemorou o Dia das Crianças, com uma apresentação no parque Lago de Olarias, em Ponta Grossa

A Caravana da Cultura já fez quase uma centena se apresentações em escolas estaduais e municipais de Ponta Grossa. Foto: Divulgação

Sobre a formação

O projeto “Caravana da Cultura – Cantando e Contando Lendas – Música, Histórias e Poesia”, é aprovado pelo PROMIFIC – Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, com patrocínio da Sicredi e do Instituto Vida Prestes e produção da ABC Projetos Culturais.

O projeto é formado por três professores: Dione Navarro, Silvestre Alves e Marivete Souta, que se uniram em prol de levar às crianças diversas performances artísticas.

O projeto é formado por três professores: Dione Navarro, Silvestre Alves e Marivete Souta. Foto: Divulgação

Sobre o objetivo do Projeto

O grupo Caravana da Cultura realiza apresentações artísticas juntando diversas linguagens culturais para abordar de forma lúdica e educativa as riquezas culturais e tradicionais do estado do Paraná.


O objetivo do projeto é aliar a cultura e a educação por meio de performances de artistas. Incentivando a criatividade e enriquecendo o meio cultural da cidade. Trazendo declamação de poesias, teatro de fantoches e música de forma itinerante a crianças que aprendem sobre o folclore paranaense, o tropeirismo e a valorização da natureza.


Sobre as performances artísticas

Dione Navarro, poeta e escritora de livros infantis, contou para o CulturAção que A Caravana da Cultura já fez quase uma centena se apresentações em escolas estaduais e municipais de Ponta Grossa, além do estado de Santa Catarina. A escritora incentiva a leitura através de suas apresentações, em que se veste de palhaço e leva poesias de seu livro ‘Cambalhotas de Versos’. “Os espetáculos proporcionam o contato com as raízes da cultura tradicional do estado, o conhecimento da história do Paraná e a divulgação de características que fazem parte da identidade paranaense”, afirma Navarro.

Dione Navarro incentiva a leitura através do Projeto Caravana da Cultura. Foto: Divulgação.

Além de Dione Navarro, o professor Silvestre Alves que também é escritor, compositor e cantor apresenta causos sobre o tropeirismo, e músicas que incentivam a preservação do meio ambiente.


A professora Marivete Souta, faz sua apresentação artística guiada pelo boneco fantoche Chiquinho D’Almebebe, um menino contador de histórias que mora em Itaiacoca e retrata suas histórias sobre lendas do Paraná com muita criatividade.


Todos os integrantes da Caravana da Cultura são membros da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, com Dione Navarro como presidente.