top of page
  • Foto do escritorRedação

Biblioteca Gralha Azul seleciona obras paranaenses

Atualizado: 2 de out. de 2023

Escritores de 50 municípios paranaenses participaram do Concurso Literário que selecionou textos para produção de obras

Os textos foram avaliados de forma anônima por uma curadoria contratada pela Editora e formada por profissionais especialistas em literatura.. Foto: Divulgação

A Editora ABC Projetos Culturais divulgou hoje o resultado do concurso que selecionou textos infantojuvenis para compor o acervo digital da Biblioteca Gralha Azul, que será lançada em breve, disponibilizando obras exclusivamente de autores paranaenses. Entre os selecionados estão autores de Rolândia, Ponta Grossa, Maringá, Contenda, Curitiba, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Pato Branco, Londrina e Carambeí. Para a etapa inicial de criação da Biblioteca foram selecionados 14 textos, que serão transformados em e-books ilustrados pela Editora.


Os textos foram avaliados de forma anônima por uma curadoria contratada pela Editora e formada por profissionais especialistas em literatura. Eles consideram aspectos como qualidade literária, criatividade e originalidade e conformidade com as regras do edital. A Editora entrará em contato com os autores selecionados para formalizar os processos para a produção das obras.


Todos os e-books serão disponibilizados gratuitamente para download através da Biblioteca, que será exclusivamente virtual, com a proposta de incentivar que a população conheça a produção paranaense dirigida ao público infantojuvenil. “O Paraná tem muitos autores, que ainda não publicaram suas obras, precisam ser estimulados e conhecidos a partir da circulação de suas produções”, afirma a diretora da ABC Projetos Culturais, Alessandra Bucholdz.


Um dos aspectos que chamou atenção durante o concurso foi a participação de escritores de todas as regiões paranaenses. “Recebemos textos de autores de 50 diferentes municípios paranaenses, o que nos mostra a importância do fomento à produção literária”, destaca Alessandra Bucholdz. O site, criado inicialmente para divulgação do edital teve mais de três mil acessos. As inscrições aconteceram no período de 27/06 a 15/08.


O site está em fase de construção para receber as obras e divulgar o perfil e o trabalho de cada escritor. Todos os ilustradores convidados para ilustrar as obras são paranaenses e terão seus perfis igualmente divulgados na biblioteca, fortalecendo a cadeia produtiva no Estado. A Editora ABC Projetos também é uma empresa paranaense, fundada em 2016, na cidade de Ponta Grossa.


Como meio de promover a acessibilidade, todas as obras serão acompanhadas de audiolivro. No site ainda serão disponibilizadas oficinas de produção literária dirigidas ao público juvenil, a fim oportunizar que estes também sejam protagonistas no processo literário. O site também veiculará contação de histórias, possibilitando que a literatura seja representada a partir de diferentes expressões.


A Biblioteca Gralha Azul tem o apoio através da Lei Federal de Incentivo à Cultura das empresas AP Winner, Paccar Financial, Belgotex do Brasil e Colégio Sepam. O projeto ainda está em fase de captação de recursos e a partir de novos patrocínios poderá produzir outras seis obras, já selecionadas pela curadoria neste concurso. Mediante novos patrocínios poderá também realizar um concurso literário dirigido exclusivamente ao público juvenil para publicação de uma obra coletiva de contos.


Inicialmente, o Concurso e Biblioteca receberam o título de “Bicho do Paraná”, que por decisão da Editora foi alterado para Gralha Azul em função de registros autorais já existentes em decorrência da música homônima. A Gralha Azul já era símbolo visual da biblioteca por ser uma ave com forte identidade com o Paraná, devido à semeadura do pinhão. “Agora, propusemos um novo desafio a ela: trabalhar na semeadura de ‘leitores’”, finaliza a diretora da ABC Projetos Culturais.

Foto: Divulgação

Da Assessoria


1 comentario


mauzeee
22 sept 2023

A ABC projetos culturais é uma das maiores fomentadoras da cultura paranaense. Parabéns à diretoria e equipe do projeto. Ansioso para prestigiar os resultados desses lindos trabalhos!

Me gusta
bottom of page