top of page
  • Foto do escritorculturacaopg

Artista de PG realiza exposição no Cine Teatro Ópera até 30 de setembro

A mostra faz parte da programação dos 200 anos de Ponta Grossa

Artista de PG realiza exposição no Cine Teatro Ópera até 30 de setembro. Foto: Divulgação

Segue até 30 de setembro, no Cine Teatro Ópera, a exposição denominada “Acervo Pessoal 4 – Luiz Arthur Montes Ribeiro”, obras de arte de autoria do artista visual e escritor ponta-grossense Luiz Arthur Montes Ribeiro. A mostra é uma parceria do Instituto Montes Ribeiro com a Secretaria Municipal de Cultura desta cidade, Academia Ponta-grossense de Letras e Artes e Cine Teatro Ópera. A curadoria é de Mariangela Digiovanni e iluminação de Ciro Cesar de Oliveira. A mostra faz parte da programação dos 200 anos de Ponta Grossa.


Montes Ribeiro é um dos mais representativos artistas da atualidade, com obras em importantes acervos públicos e privados. Participou de várias exposições coletivas e foi convidado para mostras individuais no Brasil e Exterior, destacando-se Sala Mário Pedrosa, (São Paulo), Memorial de Curitiba, (Salão Brasil), Museu de Cascavel, Museu Tingüi-Cuera, (Araucária), Museu Histórico Atílio Bório, (São José dos Pinhais), Casa de Cultura de Itajaí, Centro Paranaense Feminino de Cultura, Galeria Djanira, (Maputo – Moçambique), e Galeria Casa Brasil, (Madri – Espanha).


Sobre a obra do artista:

Iniciou seus estudos no mundo das artes aos 13 anos de idade, em Ponta Grossa, com o mestre Sidney Mariano. Profissionalizou-se em 1990 e desde então tem sido uma referência nas artes.


Montes Ribeiro é um artista completo reconhecido em diversas áreas das artes visuais. Com marcante traço, seus trabalhos recebem uma explosão de cores, o que caracteriza suas obras. Neste ano de 2023 ele comemora os seus 33 anos de atividades artísticas.


Na exposição, em Ponta Grossa, ela apresenta 17 obras, em grande formato. São trabalhos coloridos que refletem o mundo deste artista premiado e referência nacional nas artes. Araucárias, borboletas, peixes e jardins coloridos serão apresentados nesta mostra que é comemorativa aos seus 33 anos de artes visuais. É um artista completo que transita com facilidade entre a figuração, abstração, performance, instalações e objetos. Explora as cores e as formas numa alusão ao amor, à vida e ao bem-viver.


Sobre o artista:

Luiz Arthur Montes Ribeiro nasceu em Ponta Grossa no dia 5 de novembro de 1959. Desde criança teve contato com as artes por suas avós. Aos 13 anos iniciou seus estudos com o mestre ponta-grossense Sidney Mariano. Em 1980, com sua família, transfere residência para a capital do Estado, onde frequentou vários ateliês de arte. Graduou-se em Letras Português/Inglês pela Universidade Tuiuiti do Paraná, frequentou o curso de pós-graduação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná e é Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.


Teve participação ativa na cultura do Paraná e Santa Catarina nos anos 1990 e 2000 sendo Curador Oficial do Centro Cultural Brasil-Espanha e Curador Chefe do Espaço de Arte e Cultura Telepar Brasil-Telecon. Fundador do Fórum de Cultura do Paraná, foi membro do Conselho de Cultura e do Conselho de Educação do Paraná.


Também Embaixador da Paz e presidente e vice-presidente de várias entidades de arte, cultura e literatura; entre elas vice-presidente da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina, presidente da mesma academia para o município de Itapoá, presidente da Academia de Letras de São Bento do Sul, representante para o Paraná da Associação Poetas del Mundo e Governador para o Paraná da Associação de Poetas.


Atualmente é membro efetivo do Centro de Letras do Paraná e Diretor Geral do Instituto Montes Ribeiro, que também é escritor, com 11 títulos publicados, além de participar de coletâneas de poesias e capítulos em edições de livros sobre educação. É premiado em concursos de contos e poesias no Brasil.


Serviço

Exposição de Artes Visuais – “Acervo Pessoal 4 – Luiz Arthur Montes Ribeiro” Local: Cine Teatro Ópera – Rua XV de Novembro, 468, Centro Dias e horários de visitação: De segunda a sexta-feira, das 13h às 18h Até quando: até 30 de setembro


Da Assessoria

Comments


bottom of page