top of page

Artista cria fantasia de mais de quatro metros para desfile das escolas de samba em Ponta Grossa

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 6 horas
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 53 minutos

Celso Parubocz e sua criação que ainda segue em sigilo| Acervo pessoal
Celso Parubocz e sua criação que ainda segue em sigilo| Acervo pessoal

O carnaval ponta-grossense deste ano contará com uma fantasia monumental assinada pelo artista Celso Parubocz. Com mais de quatro metros de altura, a peça será apresentada no sábado, 14 de fevereiro, durante o desfile das escolas de samba na Avenida Vicente Machado, logo após a passagem do Bloco do Afoxé, prevista para começar às 20 horas. A criação integra o desfile da Escola Império Cidade do Samba de Olarias e dialoga com o enredo que trata o preconceito como temática central


Segundo o artista, a escultura, mantida em sigilo como surpresa para o público, foi construída em fibra sobre uma estrutura metálica e carrega forte simbologia relacionada ao tema. A obra é resultado de reaproveitamento de materiais: a base foi totalmente refeita, pintada e transformada para dar vida ao novo personagem. Celso ainda afirma que o projeto nasceu de um longo processo de pesquisa visual e histórica sobre a figura que será representada na avenida.


Ao falar sobre os desafios de produzir uma fantasia de grandes proporções, o artista aponta limitações de estrutura e recursos. “Há algumas dificuldades para adquirir material para o acabamento na Cidade, temos que aguardar as lojas receberem os materiais que foram encomendados, até seria possível comprar pela internet mas a Escola prioriza gastar o dinheiro aqui na Cidade. O tempo também fica curto, muitas vezes as poucas verbas saem muito próximo do Carnaval, a falta de um barracão para a Escola trabalhar. O tamanho exige mais cuidados pois precisamos usar escada, mas tudo acaba dando certo”.


Celso acredita que a fantasia não passará despercebida. “Será uma grande surpresa que vai causar muita repercussão, tenho certeza que alguns vão gostar assim como terão outros que vão odiar, mas lembrando que é um personagem que faz parte do tema da Escola”.


Nascido e criado em Olarias, o artista guarda lembranças afetivas do carnaval local. “O bairro tinha três escolas de samba, isto há mais de 50 anos e como naquele tempo tínhamos a liberdade de brincar pelas ruas sempre que começava os ensaios lá estava a criançada participando. Eu ajudava a arrumar o caminhão que levava a Rainha da Escola para apresentação na Avenida, depois vieram os Bailes Municipais, participei de todas as edições e sempre fui premiado. Depois fui morar em Curitiba e deixei o Carnaval local por alguns anos e quando voltei fiz um projeto de resgate do carnaval de rua e das Escolas de Samba, inclusive a de Olarias que estava sem representante no Carnaval, este projeto foi organizado pela Usina de Conhecimento e os Acadêmicos do primeiro curso de turismo da UEPG.”


Ao longo da carreira, Celso atuou na Fundação Cultural, onde foi responsável pela organização do carnaval de rua e dos desfiles das escolas de samba. Ele também criou a Liga das Escolas de Samba de Ponta Grossa e colaborou para ampliar verbas e regularizar a documentação das agremiações. Defensor histórico da festa, ele reforça a importância econômica e cultural do evento. “Sou um incentivador do Carnaval de Rua das Escolas de Samba, umas das mais antigas tradições culturais da Cidade e pela geração de renda que o Carnaval faz circular na cidade. O desfile das Escolas de Samba bem organizado como já foi em outras décadas atrai Turistas para nossa Cidade e mantém a população aqui para assistir e até participar.”


Para o artista, o fortalecimento das escolas passa por investimentos permanentes em estrutura comunitária. “As Escolas precisam ter o seu barracão e este ser transformado em Centros de Criatividade para a Comunidade poder trabalhar o ano todo com oficinas de artes, dança, costura, marcenaria e serralheria, como acontece em outras cidades onde o Carnaval é um atrativo, gera emprego e renda… Eu torço por todas as Escolas, quero que melhore mais a cada ano e voltemos a ser referência no Estado como nos bons tempos”.


Além da participação no desfile, Celso também concorre no baile de abertura do carnaval na categoria luxo, com a fantasia intitulada Artista. Há nove anos, ele mantém ainda a Mini Escola de Samba Alegria de Viver, projeto que leva versões reduzidas de desfiles para asilos, escolas e apresentações na própria avenida ao lado das grandes agremiações.



Serviço

Desfile das escolas de samba de Ponta Grossa

Data: sábado, 14 de fevereiro

Horário: a partir das 20h (após o Bloco do Afoxé)

Local: Avenida Vicente Machado

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page