top of page
  • Foto do escritorRedação

AMCG Cultura define calendário de ações

Gestores de toda a região dos Campos Gerais estiveram reunidos no município de Imbaú para a primeira reunião de 2023 da AMCG Cultura

Departamento de Cultura da Associação Municipal dos Campos Gerais (AMCG) define calendário de ações. Foto: Divulgação



Gestores de toda a região dos Campos Gerais estiveram reunidos no município de Imbaú para a primeira reunião de 2023 da AMCG Cultura. Na pauta, o calendário de ações a serem implementadas durante o ano. "A nossa ideia é a valorização da cultura regional e dos nossos artistas", explica o coordenador do setor da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, e secretário de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, completando que a AMCG Cultura irá plantar uma "sementinha de orgulho" aos artistas.


A primeira ação proposta é a realização de um Festival Sertanejo. "Como nossa herança histórica remete a este estilo musical vamos reunir os artistas e mostrar os talentos para a população", conta Portugal. Primeiro serão realizadas seletivas nos 19 municípios da região. A fase final, classificatória, deve ocorrer durante o Festival de Inverno em Ponta Grossa, agendado para o mês de julho, com premiação para os melhores colocados. O Festival deve ser dividido em quatro categorias: sertanejo raiz (com músicas anteriores aos anos 90), universitário (músicas após aos anos 90), autoral e músicas gaúchas.


Outra ação que deve sair do papel nos próximos meses é o projeto "Enciclopédia Cultural dos Campos Gerais". De forma online, o documento trará obras, lugares, artistas e expressões culturais dos municípios. "Além de um documento de consulta, a Enciclopédia ajudará os gestores nas contratações", esclarece o coordenador da AMCG Cultura, citando ainda a visibilidade e valorização da classe.


Outro projeto que deve ser retomado na região é os "Sabores dos Campos Gerais". "Vamos fazer uma nova edição, como novos saberes e fazeres, e com resgate dos alimentos característicos", antecipa a diretora da AMCG, Katiane Pires.


O vice-prefeito de Imbaú, David Antunes, esteve presente durante a reunião da AMCG Cultura. Ele destacou as ações já realizadas e antecipou apoio às novas. "Nosso município sempre foi carente. Agora estamos melhorando os projetos de Cultura, e contamos com o apoio de vocês pra isso", disse.


Para o secretário de Esporte e Cultura de Imbaú, Hilson Aparecido dos Santos, a AMCG Cultura é um importante instrumento para o desenvolvimento das ações também nas Prefeituras Municipais. Inclusive, o colegiado está incentivando os municípios a contarem com o "CPF" da Cultura. "Para receber recursos, todas precisam contar com Sistema Municipal, Conselho Eleito e Fundo próprio da Cultura", esclarece Katiane.


Compartilhamento

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da AMCG Cultura, irá propor aos demais municípios a implantação da Lei de Incentivo à Cultura, Promific. Com a proposta, pessoas físicas e jurídicas podem destinar 60% do calor do IPTU a projetos culturais.


Da Assessoria

Comments


bottom of page