top of page
  • Foto do escritorRedação

Abertura do evento no MCG destaca restauro da sede histórica

Programação faz parte da 20ª Semana Nacional dos Museus, no qual o Museu Campos Gerais esta participando

O evento de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa ocorre a partir desta segunda-feira (16), no Auditório Brasil Pinheiro Machado. Foto: Divulgação


Em torno de 50 pessoas já se inscreveram na programação presencial do Museu Campos Gerais na 20ª Semana Nacional de Museus. O evento de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa ocorre a partir desta segunda-feira (16), no Auditório Brasil Pinheiro Machado. Às 19h, a conferência de abertura destaca o processo de restauro da sede histórica do MCG, com participação do reitor Miguel Sanches Neto, da pró-reitora de Planejamento Andrea Tedesco e do juiz federal Antônio César Bochenek.


Inaugurado em 1928, o prédio na esquina entre as ruas Engenheiro Schamber e Marechal Deodoro abrigou a sede do Fórum de Ponta Grossa. Em 1983, o Fórum é transferido para outro local e o prédio passa a abrigar a sede do Museu Campos Gerais da UEPG. Em 2003, o museu transfere atividades para a antiga sede do banco Banestado, na mesma quadra da edificação de origem, onde permanece até hoje. As obras de restauro agora em andamento referem-se a projeto submetido ao Fundo Nacional de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, em 2019, para recuperação de prédios históricos da justiça brasileira na região sul do país. O processo foi contemplado com a liberação de R$ 10,5 milhões para a execução do restauro do prédio.


Integração regional

O público inscrito no evento do MCG na 20ª SNM envolve estudantes e docentes da UEPG, mas também gestores e agentes de espaços de memória de Ponta Grossa e região. Devem participar durante a semana de debates e oficinas ofertados representantes do Parque Histórico de Carambeí, do Museu Histórico de Telêmaco Borba, do Museu Imigrante Holandês de Arapoti, do Museu de Ciências Naturais da UEPG e do Memorial do Basquete de Ponta Grossa.


Um dos diferenciais da programação deste ano é o planejamento integrado do evento junto a entidades da Associação de Museus, Acervos e Casas da Memória da Região dos Campos Gerais (AMRCG) e com participação da Rede de Museus, Centros de Memória, Documentação e Acervos Universitários do Estado do Paraná (Remup) – ambos fóruns representativos organizados durante os dois últimos anos de pandemia.


Serviço:

Abertura do evento do MCG na 20ª Semana Nacional de Museus

16/05, 19h no Auditório Brasil Pinheiro Machado

Endereço: Rua Engenheiro Schamber, 686. Centro. Ponta Grossa.


Da Assessoria

bottom of page