top of page
  • Foto do escritorRedação

51º Fenata recebe espetáculo de Cia de Dança do Teatro Guaíra

A peça será apresentada a partir das 20h30, no auditório A do Cine-Teatro Ópera

Abertura do 51º Fenata recebe espetáculo de Cia de Dança do Teatro Guaíra. Foto: Vitor Dias


A programação oficial do 51ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata) inicia na próxima sexta-feira (01) com o espetáculo “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”. Produção do Centro Cultural Teatro Guaíra, a peça é dirigida pelo renomado diretor de teatro Gabriel Villela e tem o elenco formado por integrantes do G2, grupo de dança de bailarinos master do Teatro Guaíra. A peça será apresentada a partir das 20h30, no auditório A do Cine-Teatro Ópera.


Uma adaptação livre de “Sobre o Teatro de Marionetes”, do escritor alemão Heinrich von Kleist, “GAG” explora o existencialismo e a condição humana através do teatro de marionetes. “Em diversos momentos os bailarinos são postos em cena como marionetes, que são um tema recorrente pela anatomia literária da obra do Kleist. Eles vão passando por gags, células dramatúrgicas que têm de fundo uma operação cômica, e raramente dramática, mas nunca trágica”, explica Gabriel Villela, que dirige a peça em parceria com o diretor-adjunto Ivan Andrade.


Para Julio Mota, bailarino do G2, a peça é “uma fábula que, ao discutir as características da marionete, propõe uma profunda reflexão sobre a graça, a beleza e a aparente perda da inocência do movimento humano”. Mota realça que o espetáculo faz parte de um processo de teatralização da dança que o Grupo desenvolve. “Em ‘GAG’, o entrelaçamento da voz, da palavra e da dança criam cenas de drama e humor que se alternam e se complementam sempre com grande plasticidade e tom épico”, adiciona. A programação completa do Festival está disponível em uepg.br/fenata.


Ingressos

A entrada é livre em todas as peças, exceto as realizadas no Cine-Teatro Ópera no período noturno. O ingresso custa 20 reais a inteira e 10 reais a meia. A venda será feita no prédio da Proex: Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 129, no Centro de Ponta Grossa, das 08h às 17h. Para as peças “GAG” e a “A Luta”, o ingresso custa 50 reais a inteira e a 25 reais a meia. Os ingressos também serão vendidos 30 minutos antes de cada espetáculo na bilheteria do teatro.


O 51º Fenata é realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg); tem patrocínio da Itaipu Binacional, do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Belgotex do Brasil e da Unimed Ponta Grossa; e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa, do Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa (ComturPG), da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) e do Serviço Social do Comércio (Sesc) e promoção da RPC.


Da Assessoria

Comments


bottom of page