• Redação

Volta às aulas na UTFPR terá atividades no modelo híbrido

Atualizado: 4 de set. de 2021

Para o período letivo 2021/2 só poderão ser ofertadas unidades curriculares do tipo remoto ou híbrido, podendo o estudante continuar cursando de modo 100% remoto, se assim preferir

Volta às aulas na UTFPR terá atividades no modelo híbrido. Foto: Divulgação

Com um novo período letivo começando neste mês de setembro, muitas dúvidas sobre o início de atividades híbridas passam a surgir. A situação é nova para todos e o aprendizado é realizado em conjunto, mas, como a UTFPR Campus Ponta Grossa vem preparando o retorno presencial há vários meses, vamos tentar deixar algumas coisas mais claras para nossos estudantes:


Como o retorno das atividades no campus foi planejado, é seguro?

Foi criada uma comissão de planejamento sanitário para organizar o retorno presencial das atividades (formada por discentes, técnicos-administrativos e docentes). Esta comissão é a responsável por definir a capacidade dos ambientes, como será verificada a temperatura nos ambientes de aulas, disponibilização de álcool em gel nos diversos ambientes, a obrigatoriedade do uso de máscaras do tipo PFF2 por todos (docentes e discentes), entre outras medidas de segurança.


Então as atividades presenciais estão sendo retomadas?

Sim, mas ainda não há disciplinas ofertadas na modalidade 100% presencial. Para o período letivo 2021/2 só poderão ser ofertadas unidades curriculares do tipo remoto ou híbrido, podendo o estudante continuar cursando de modo 100% remoto, se assim preferir.


É importante lembrar que os calouros terão apenas aulas na modalidade remota (tipo C)! Já os veteranos, conforme oferta, poderão ter disciplinas:


Tipo A – Híbrida com revezamento de alunos – somente uma parte da turma em sala em cada dia de aula presencial (a outra parte terá contato com os mesmos conteúdos de forma remota)


Tipo B1 – Híbrida com toda a turma (disciplinas que não puderam ser ofertadas como APNPs)


Tipo B2 – Híbrida com toda a turma (disciplinas ofertadas como APNP, mas que possam melhorar o processo de aprendizagem ao serem executadas presencialmente).


Todas as disciplinas serão ofertadas de forma híbrida para os veteranos?

Não. É previsto que possam ser ofertadas apenas 20% das unidades curriculares do campus de forma híbrida. Isso visa garantir a segurança daqueles que optarem por cursar as disciplinas que serão abertas de forma híbrida.


No campus Ponta Grossa as disciplinas ofertadas na modalidade híbrida para o período letivo 2021/2 estão descritas neste link.


Por que serão ofertadas no campus PG apenas 3 turmas do tipo Híbrido B1?

O enquadramento no tipo Híbrido B1 é reservado a unidades curriculares que não puderam ser ofertadas de forma remota (IN 6, Art. 4, § 3º). No campus Ponta Grossa apenas 3 unidades curriculares não foram ofertadas em APNP ou ADNP em semestres anteriores.


Iniciei as aulas e não me adaptei ao modo remoto. O que posso fazer?

Você tem algumas opções:


Manutenção de vínculo – continuar como aluno regular, mas sem cursar nenhuma matéria

(calouros podem solicitar até 22/10, via requerimento ao DERAC).


Cancelamento de disciplinas – o estudante deverá permanecer matriculado em pelo menos uma matéria (prazo até 22/10, via requerimento ao DERAC).


Fonte: Divulgação/UTFPR