top of page
  • Foto do escritorRedação

Visita na Colônia Sutil marca início de projeto cultural

Objetivo do projeto é levar os saberes da população da Colônia Sutil aos estudantes de colégios estaduais de Ponta Grossa através de uma série de palestras

O projeto tem como objetivo dar protagonismo à importância da Colônia Sutil como patrimônio da cidade. Foto: Kamilla Sansana


No mês de abril o Atteliê Criativo - Espaço de Criação e Pesquisa em Arte visitou a comunidade quilombola da Colônia Sutil para a realização de registros documentais do projeto “A Glória do Meu Quilombo – A Importância de Carolina Maria de Jesus”, realizado com incentivo do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific).


O projeto tem como objetivo dar protagonismo à importância da Colônia Sutil como patrimônio da cidade, levando os saberes deste povo aos estudantes de colégios estaduais de Ponta Grossa através de uma série de palestras.


Foram realizados registros fotográficos das atividades da comunidade, as casas, objetos e dos moradores, materiais que comporão uma exposição visual (uma das etapas do projeto). A equipe também realizou a coleta de depoimentos em vídeo de alguns dos moradores que contaram sobre a história de luta e glória da comunidade. Esses vídeos serão base estrutural para um documentário que será realizado pelo Atteliê Criativo.


Para a diretora geral do projeto, Ligiane Ferreira, “É de suma importância que se preservem os saberes culturais da Colônia Sutil, pois é um povo que tem uma história belíssima a ser contada e, sobretudo, registrada para a posteridade. Meu pai foi quilombola do Sutil e o retrato do que sou hoje é o reflexo do aprendizado que ele adquiriu durante a vida e que foi repassado para seus filhos e filhas. O quilombo sutil é meu orgulho também, e me sinto na responsabilidade social de dar voz à minha comunidade”.


As palestras acontecerão no mês de junho em diferentes colégios públicos de Ponta Grossa e o documentário ainda não tem nada de lançamento. As informações podem ser acompanhadas pelo instagram do espaço: @atteliecriativo.


Lei de Incentivo

O projeto recebe o incentivo do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), através da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.


Realização: Atteliê Criativo - Espaço de Criação e Pesquisa em Arte

Patrocínio: Belgotex do Brasil


Da Assessoria

bottom of page