top of page
  • Foto do escritorRedação

UTFPR Ponta Grossa realiza Semana de Consciência Negra

Semana da Consciência Negra será realizada em parceria com a Comissão de Cultura e acontece durante o SEI SICITE

UTFPR Ponta Grossa realiza Semana de Consciência Negra. Foto: Divulgação


A Semana de Consciência Negra, realizada no Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), desde 2011, ganha destaque esse ano. As atividades buscam celebrar e refletir a data e serão realizadas durante o SEI SICITE. A organização acontece em parceria com a Comissão de Cultura do Campus Ponta Grossa.


A programação foi aberta com o Cine Clube, que todas às terças-feiras do mês de novembro vêm exibindo filmes relativos ao tema. sempre escolhidos pela comunidade acadêmica. Apenas no dia (21), o filme exibido será Marte Um. Os organizadores explicam que essa será a única exibição, que não passará por consulta da comunidade acadêmica, o que se deve a importância da película escolhida no panorama cinematográfico nacional. O filme ganhou vários prêmios e se consagrou como o grande vencedor do 23º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.


Outro destaque da programação é a participação na Final do Festival Melodia que, esse ano, acontece no Campus Ponta Grossa. Como parte das atividades da Semana da Consciência Negra o grupo Okan Mimo fará a abertura do festival.


Segundo a professora Kátya Picanço, que atua na organização da Semana da Consciência Negra, as várias atividades que integram a programação visam a reflexão acerca do compromisso ético com a justiça e os direitos humanos, no amplo sentido da diversidade da cultura brasileira. “Por isso, aliando às atividades acadêmicas do SEI SICITE, foram programadas um conjunto de ações culturais que dão a dimensão desse compromisso”, afirma.


Confira a Programação:

Dia 20: 

Início do SEI SICITE, exposição dos Banners – Personalidades da Consciência Negra, no Centro de Convivência.

Dia 21: 

Exposição Tinta Preta, com a artista gráfica independente EsterCamargo, ocorrerá no Espaço Interativo, Tenda Lago de Olarias, ao lado do RU.

RAP no GramafoneEspaço Interativo, Tenda Lago de Olarias, ao lado do RU, 17:30.

Roda de Conversa sobre Religiosidade Afrobrasileira, às 18:30, no auditório L013.

Exposição de Banners – Personalidades da Consciência Negra, na Biblioteca.

Dia 22:

Exposição Tinta Preta, com a artista gráfica independente Ester Camargo, Espaço Interativo, Tenda Lago de Olarias, ao lado do RU.

Oficina Capoeira: uma luta de libertação, ao lado da Biblioteca, 12:30.

Exposição de Artefatos Afrobrasileiro. Espaço Interativo, Tenda Lago de Olarias, ao lado do RU.


Final do Festival Melodia, precedida pela apresentação do Grupo Okan Mimo, Palco Vila Velha, Centro de Convivência. 19 horas.

Exposição de Banners – Personalidades da Consciência Negra, na Biblioteca.

Dia 23:

Exposição de Banners – Personalidades da Consciência Negra, na Biblioteca.


Da Assessoria

Comments


bottom of page