top of page
  • Foto do escritorKamila Ferreira

União Brasileira de Trovadores celebra em PG o "Dia do Trovador"

A ação cultural também teve o propósito de homenagear a cidade pelos seus 200 anos

União Brasileira de Trovadores celebra em Ponta Grossa o "Dia do Trovador". Foto: Divulgação


A União Brasileira de Trovadores (UBT) Seção Ponta Grossa, celebra pela primeira vez na Princesa dos Campos Gerais, o Dia do Trovador. A ação cultural também teve o propósito de homenagear a cidade pelos seus 200 anos. Evento aconteceu na última terça-feira (18) no Cine Teatro Ópera.

A UBT é uma entidade cultural que reverencia a trova como uma poética reconhecida no mundo todo, e possui entidades espalhadas por todo continente brasileiro, onde faz desse gênero a expressão da poesia que habita poetas e escritores. No início de 2023 foi revitalizada a seção de trovadores na cidade de Ponta Grossa sob a presidência da escritora e poeta e Maria Helena Oliveira Costa, também professora de Português e Literatura com centenas de premiações na área literária. A comemoração foi realizada no Cine Teatro Ópera com a presença de trovadores e diretoria da UBT Ponta Grossa, o evento foi chamado de Palco de Trovas, uma vez que subiu ao palco do anfiteatro poetas ponta-grossenses para reverenciar Luis Otávio que é o fundador do Trovadorismo no Brasil, outros trovadores de reconhecimento nacional também transitaram pelas calçadas de Ponta Grossa e deixaram seus versos. Foram homenageados Eno Theodoro Wanke, Amália Max, Sônia Ditzel Martelo, Leonilda Hilgemberg, Edmundo Schwab, Fernando Vasconcelos e Odenir Follador, recentemente falecido.


Com envolvimento da comunidade, por meio de um grupo de WhatsApp, administrado por Rosicler Antoniácomi (acadêmica da UBT) foi proposto um projeto chamado PG 200 anos, onde foram reunidas e difundidas nas redes sociais em nome da UBT Ponta Grossa, 50 trovas e 50 imagens de diversos recantos da cidade na intenção de oferecer 200 versos a PG, já que cada trova possui 4 versos, totalizando os 200 versos propostos, a fim de homenagear o bicentenário princesino. Todas as trovas e imagens compiladas foram apresentadas no Palco de Trovas do Cine Teatro Ópera, onde cada trovador reverenciou as belezas e singelezas da Princesa dos Campos Gerais. O evento teve o apoio da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes e da Secretaria Municipal de Cultura, a qual realizou a abertura do evento por meio de João Paulo Pereira que discursou representando o Secretário de Cultura, Alberto Portugal. O protocolo foi realizado por Julia Kalva, recém eleita Conselheira de Cultura (segmento Literatura). O evento foi ricamente abrilhantado por um romântico repertório no violão e vozes de Silvestre Alves e Melissa Kalva. Os registros fotográficos ficaram a cargo de Júlio César Palhano, Deise Machado e Elizabeth Oliveira Costa. O Palco de Trovas foi encerrado com palavras efusivas de sua presidente Maria Helena Oliveira Costa, que exaltou a importância de Luis Otávio como personagem precurssor do Trovadorismo no Brasil e cujo gênero poético está tão amplamente difundido em todos os cantos do nosso país, enfatizando sua satisfação de poder contribuir à formação e qualificação de antigos e novos trovadores ponta-grossenses. Segundo a vice-presidente desta UBT, a escritora e trovadora Dione Navarro,“ esse é apenas um primeiro evento de muitos que hão de vir, já que a poesia está na alma princesina e agora temos um palco para resgatar talentos em profusão, uma vez que muitos trovadores da cidade já tem sido premiados em concursos de trovas nacionalmente provando que aqui respiramos e vivemos poesias”, diz. Entre os trovadores, poetas e artistas ponta-grossenses se registrou a presença de sua presidente Maria Helena Oliveira Costa, Dione Navarro, Silvestre Alves, Rosicler Antoniácomi, Deise Machado, Elza Prestes (Diretoria UBT) e ainda Julia Kalva (Conselheira de Cultura /segmento da Literatura) Julio Cesar Palhano, Melissa Kalva, Angela Salim, Gulherme Vargas, Lola Kalva, Zunir de Andrade, Rosilene Tramontin, Elza Prestes, Renata Regis Florisbelo, Alisson Lousada, Elizabeth Oliveira Costa, Luciléa Kalva e João Paulo Pereira(Secretaria Municipal de Cultura).

Fotos: Divulgação


Da Assessoria

bottom of page