• Redação

UEPG inaugura estacionamento do Campus Central revitalizado

Elaborado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), o projeto contemplou a redistribuição das vagas do estacionamento, troca do pavimento e das calçadas, novo sistema de drenagem e iluminação

A obra foi desenvolvida pelo engenheiro civil João Paulo Dlugosz, diretor de gestão ambiental da Proplan. Foto: Julio César Prado

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugurou, na manhã de quarta-feira (01), o estacionamento do Campus Central, situado na esquina das ruas Doutor Penteado de Almeida e Manoel Ferreira Pinto. Nos últimos meses, o espaço de 2.272,65 m² passou por uma reforma, com o objetivo de garantir maior comodidade e segurança aos usuários.


Elaborado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), o projeto contemplou a redistribuição das vagas do estacionamento, troca do pavimento e das calçadas, novo sistema de drenagem e iluminação, plantio de árvores, acessibilidade e uma nova pintura para o espaço, inclusive o Edifício Rouger Miguel Vargas. O espaço tem uma área de 2.272,65 m², 79 vagas para veículo – destas, 3 para idosos e 2 para pessoas com deficiência, 5 vagas para motocicleta e um espaço com 6 paraciclos. A obra custou R$ 239 mil e foi realizada com recursos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da UEPG (FAUEPG).


“Esta obra era um anseio da comunidade do Campus Central e a Fundação trouxe os aspectos financeiros para que a obra acontecesse”, explica Sinvaldo Baglie, presidente da FAUEPG. “Prestar apoio institucional é um dos fundamentos da FAUEPG e os recursos foram muito bem aplicados nesse tipo de obra”.


“A revitalização do estacionamento do Campus Central era uma obra desejada há décadas pelos servidores da UEPG e nós tivemos a oportunidade de entregar essa obra, com o apoio da FAUEPG, no dia de hoje”, explica o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto. “Esse projeto foi realizado de acordo com todas as normas técnicas e é ecologicamente correto”, adiciona.


Para a pró-reitora de planejamento Andrea Tedesco, o estacionamento oferece mais conforto e segurança aos usuários. Segundo ela, a reforma do estacionamento do Campus Central é uma obra emblemática, elencada como prioritária pela atual gestão. “Antigamente, tínhamos um terreno com um piso improvisado, com situações bem precárias de uso. Em dias de chuva, causava alagamento, não havia iluminação”, ressalta.


O pró-reitor de administração, Ivo Demiate, reforça que a obra é significativa e vai beneficiar professores e servidores da Universidade, que podem deixar seus veículos em um ambiente melhor e mais seguro. “Há muitas décadas esse ambiente é utilizado como estacionamento, mas sempre de uma forma precária. Foi uma decisão da reitoria de investir naquele espaço, para valorizar os docentes e servidores”, conta. “Ficou um ambiente muito melhor do que era antes, com mais conforto, segurança, mais organizado e com a ampliação de espaço”.


O prefeito do Campus, Eduardo Pereira, destaca que a obra é uma conquista. “A reestruturação e a revitalização desse espaço é uma pauta histórica dos funcionários do Campus Central e uma das demandas mais antigas que nós nos deparamos. É uma alegria nossa poder entregar essa obra e proporcionar bem-estar para a comunidade”, comenta.


Estiveram presentes no evento o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto; o pró-reitor de Administração Ivo Demiate; a pró-reitora de Planejamento Andrea Tedesco; o pró-reitor de Graduação Carlos Willians Jacques Morais; o prefeito do campus Eduardo Pereira; o chefe do Setor de Ciências Sociais Aplicadas Emerson Hilgemberg; a chefe do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Silvana Oliveira; o chefe do Setor de Ciências Jurídicas, Vanderlei Schneider; e partes da equipe da Proplan e da Precam.


Setores

Para a professora Silvana Oliveira, chefe do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, o estacionamento é um símbolo da preocupação da UEPG em se preparar para o futuro após a pandemia. “Em meio a tanta tristeza, medo e incerteza, algumas pessoas tiveram força interior para pensar que a gente pode fazer algumas coisas”, considera.


O professor Vanderlei Schneider, chefe do Setor de Ciências Jurídicas, agradeceu a realização da uma demanda histórica. “No estacionamento antigo, muitas vezes pisávamos no barro, disputando vagas, carros travando carros”, lembra. “Agora conseguimos finalmente atender este problema, com um espaço que respeita os professores do Campus Central. É muito agradável chegar para trabalhar num espaço organizado que nos valoriza enquanto profissionais da instituição”, expressa Emerson Hilgemberg, chefe do Setor de Ciências Sociais Aplicadas.


Projeto

Para a pró-reitora Andrea Tedesco, a obra só foi possível com o trabalho conjunto entre Proplan, Proad e Prefeitura do Campus, com o apoio da FAUEPG e Reitoria. “Podemos atender a um grande grupo de usuários e resolver demandas antigas e amplamente solicitadas pela comunidade, o que vai ao encontro do uso racional dos recursos públicos”, reforça Andrea.


A obra foi desenvolvida pelo engenheiro civil João Paulo Dlugosz, diretor de gestão ambiental da Proplan. “Nós elaboramos o projeto visando aumentar o número de vagas para veículos, melhorar a eficiência da drenagem e da iluminação e gerar mais conforto para todos os usuários”, detalha. O projeto também incluiu a demolição de uma estrutura que foi avaliada como comprometida.


A reforma também contemplou a compensação de todos os elementos arbóreos. “As árvores antigas precisaram ser retiradas, pois já haviam comprometido a estrutura dos muros, apresentando risco de queda sobre a via pública e transeuntes”, explana o diretor de gestão ambiental da Proplan, João Paulo Dlugosz. Ele explica ainda que as raízes não tinham como se aprofundar no solo, devido à existência de estruturas de concreto enterradas, sobre as quais as árvores foram plantadas. “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após constatação no local, concedeu a autorização florestal para corte das árvores existentes, conforme estudo e solicitação realizados pela Proplan”, completa.


Da Assessoria