top of page

Terminais de ônibus de Ponta Grossa recebem mostra de xilogravuras

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • 10 de out.
  • 2 min de leitura
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A arte agora faz parte do trajeto diário dos passageiros do transporte coletivo em Ponta Grossa. O projeto Gravuras Urbanas leva uma exposição itinerante de xilogravuras para os quatro terminais de ônibus da cidade, transformando as plataformas de embarque em verdadeiras galerias abertas. No total, são 52 obras produzidas por artistas locais e adolescentes atendidos por instituições sociais.


A iniciativa é uma realização conjunta das produtoras Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos, com coordenação dos professores Ellen Biora e Fernando Bertani, e apoio da Copel e Continental, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice).


A exposição já passou pelos terminais Nova Rússia (03 a 06 de outubro) e Uvaranas (07 a 09 de outubro), chega nesta sexta-feira (10) ao Terminal Central e segue para o Terminal Oficinas no dia 14 de outubro. A proposta é ocupar espaços de grande circulação e aproximar o público da produção artística local, por meio de uma experiência visual acessível e cotidiana.


“É muito significativo levar essas produções para os terminais. A xilogravura tem uma força gráfica que dialoga diretamente com o espaço urbano. Exibir esses trabalhos no caminho das pessoas amplia o alcance da arte”, destaca Rafaela Prestes, da Inspire Projetos Criativos.


Para Eduardo Godoy, da Estratégia Projetos Criativos, o projeto também tem um papel social importante. “A circulação em locais de grande fluxo aproxima a arte da vida cotidiana. Acreditamos que esse contato desperta novos olhares sobre a cidade e reconhece o valor criativo que nasce dentro da própria comunidade”, comenta.


A mostra reúne criações de 19 artistas do ateliê Gravuras Urbanas e 33 adolescentes participantes de instituições como a Casa da Criança e do Adolescente Irmãos Cavanis, Casa do Piá, Casa de Semiliberdade e o Centro de Convivência Nossa Senhora de Fátima. As obras exploram diferentes perspectivas sobre a cidade e evidenciam a gravura como um meio acessível e expressivo de arte urbana.


O Gravuras Urbanas conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Transportes da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento de Ponta Grossa, além do incentivo do Profice – Governo do Paraná.


Serviço

Exposição Itinerante Gravuras Urbanas

Terminal Central: 10 a 13 de outubro

Terminal Oficinas: 14 a 17 de outubro

Realização: Inspire Projetos Criativos e Estratégia Projetos Criativos

Apoio: Copel, Continental e Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná


Com informações: Assessoria

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page