top of page
  • Foto do escritorRedação

Telêmaco Borba recebe o premiado espetáculo “Homem ao Vento”

Com tom mais intimista na relação entre atores e público, peça ganhadora do Prêmio Shell apresenta de forma tragicômica as perturbações do homem contemporâneo

'Homem Ao Vento' foi ganhadora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia em 2019. Foto: Daniel Siwek

Nos dias 31 de maio, às 20h, e 1º de junho, às 15h e 20h, Telêmaco Borba recebe uma das mais comentadas montagens da Cia.Stavis-Damaceno, ganhadora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e, apontada pelo jornal Folha de São Paulo, como um dos melhores espetáculos nacionais, a tragicomédia “Homem ao Vento”.


A peça, que tem entrada gratuita e ocorre no Teatro Sírio de Castro Ribas Junior (Av. Chanceler Horácio Laffer, 1200 - Centro), coloca o espectador em uma sala de ensaios, em um espaço em que nove atores tentam entender e dar andamento aos preparativos de uma peça melancolicamente cômica, repleta de confusões e perturbações próprias da mente do homem contemporâneo. As relações aparentemente caóticas entre os personagens - e mesmo entre os atores - vão se transformando no decorrer da peça, revelando universos complexos entre pai, mãe e filho, homem e mulher, homem e menino, vida e arte, o amor e a morte, a ordem e o caos, a memória e a invenção. O texto, escrito pelo premiado dramaturgo Marcos Damaceno, foi dirigido pelo autor junto com Rosana Stavis.


O “Homem ao Vento” segue características comuns aos trabalhos da respeitada companhia, como o foco na palavra, com atenção especial dada ao ritmo e à musicalidade das falas, dando destaque, além da ambivalência de questões como a ordem e o caos, também à realidade e à imaginação, assim como ao tratamento e à dimensão que esses textos ganham nas vozes dos atores.


No espaço, a plateia é disposta em formato de arena, com o elenco no meio do público. “Essa disposição é ideal para Homem ao Vento, que tem um tom mais intimista na relação entre atores e o público”, afirma Damaceno.


Além de Rosana Stavis, recentemente indicada aos prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil por sua atuação em “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo”, o elenco ainda conta com Gabriela Berbert, Pagu Leal, Marwem HD, Fabiano Timmermann, Heleno Rohn, Jeff Franco, Marcelo Guerra e Marrara Mara. Os ingressos para o acesso serão liberados antecipadamente na Casa da Cultura (Av. Chanceler Horácio Laffer, 1160), durante horário de atendimento, ou, os que ainda sobrarem, antes do espetáculo, mas para isso é importante que o público chegue cedo.

“Homem ao Vento” é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Paraná, e conta com apoio da Copel, com apoio cultural da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Recreação da cidade de Telêmaco Borba.


Serviço:

Homem ao Vento |Telêmaco Borbade Marcos Damaceno

Datas e Horários: 31 de maio às 20h e 1º de junho às 15h e 20h.

Local: Teatro Sírio de Castro Ribas Junior (Av. Chanceler Horácio Laffer, 1200 - Centro)

Ingressos: Gratuito (podem ser retirados antecipadamente na Casa da Cultura - Av. Chanceler Horácio Laffer, 1160).

Classificação: 14 anos.

Gênero: Tragicomédia.

Duração: 70 min.


Da Assessoria


留言


bottom of page