top of page
  • Foto do escritorRedação

Teatro de fantoches de ‘Chiquinho D’Alembebe’ se apresenta em Imbituva

As apresentações do teatro de fantoches ocorrem em duas instituições municipais da cidade: Escola Municipal Professor Jacob Brenner de Barros às 10h30 e às 13h e na Escola Municipal Santa Terezinha às 15h30

Teatro de fantoches de ‘Chiquinho D’Alembebe’ se apresenta em Imbituva. Foto: Divulgação


A caravana de Chiquinho D’Alembebe e seus amigos desembarca no próximo dia 18 nas escolas municipais de Imbituva para levar risos e diversão à criançada com um espetáculo de teatro de fantoches. As histórias encenadas para os pequenos foram baseadas no enredo dos dois mais recentes livros de Chiquinho D’Alembebe: “Chiquinho e Iana - em busca do tesouro perdido" e “Chiquinho poeta”, da escritora Marivete Souta.


As apresentações do teatro de fantoches ocorrem em duas instituições municipais da cidade: Escola Municipal Professor Jacob Brenner de Barros às 10h30 e às 13h e na Escola Municipal Santa Terezinha às 15h30. O evento é gratuito para a comunidade escolar.


Aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), o projeto “Chiquinho D’Alembebe” conta com o patrocínio da Copel, Continental, Águia Florestal e Buraco do Padre e tem como editora a ABC Projetos Culturais. “Serão feitas contações de histórias nas escolas, usando cenários, com o palco e os personagens. Os contadores de histórias trazem a magia dos livros para fora das páginas”, explica a autora.


Criado em 2009 pela escritora Marivete Souta a partir das histórias contadas aos seus filhos, o personagem já caiu no gosto do público infantil por sua ligação com os contos e lendas do estado. “Chiquinho é um garoto tipicamente paranaense, que mora no sítio, tem sotaque, gíria, trejeito e uma curiosidade instigante por lendas e histórias do Paraná”, conta.


As apresentações de teatro de fantoches também foram realizadas nas cidades de Irati e Palmeira. Ao todo, foram feitas três contações de histórias em cada cidade, além da destinação de 20% da tiragem dos livros para distribuição gratuita nas escolas da rede pública de ensino, projetos de leitura e exemplares à Secretaria Estadual de Educação. “Depois das apresentações, as crianças poderão manusear os livros graças às doações que o projeto prevê, e assim eles serão incentivados e motivados pela contação de história a folhear o livro com um outro olhar”, diz Marivete.


Cada livro é acompanhado de dois dedoches para estimular as crianças a interagirem com os personagens e a criarem as suas próprias histórias. “Quando o personagem Chiquinho ensina as crianças a cuidar do meio ambiente, a ser uma boa pessoa e a cultivar suas amizades, elas já se identificam com ele, pois é uma criança falando com outra. E essa identificação faz com que as crianças interajam com as histórias e com os seus conteúdos”, explica.


Como contrapartida social, a autora também realizou palestras nas escolas sobre alimentação saudável e segura através de interações dos alunos com o personagem. Chiquinho abordou a importância do consumo de alimentos nutritivos e frescos, que podem ser produzidos nas casas dos estudantes. Para incentivar as atividades práticas, Chiquinho e sua turma também levaram para as escolas mudas de hortaliças e garrafas pet, e juntos ensinaram as crianças como podem criar suas próprias hortas, aproveitando, inclusive, materiais recicláveis.

As novas histórias de Chiquinho D’Alembebe

Em “Chiquinho e Iana - em busca do tesouro perdido”, Chiquinho e a amiga Iana vão visitar pontos turísticos, com o objetivo de conhecer as belezas naturais dos Campos Gerais. No Buraco do Padre, uma curiosidade desperta a atenção dos dois. “Depois de muita investigação, eles chegam à conclusão de que o maior tesouro deixado à população é a natureza preservada”, adianta a autora.


Já em “Chiquinho Poeta”, a escritora conta que “o protagonista e sua turma da escola recebem uma visita para lá de misteriosa: a poesia. E com ela desvendam um novo universo mágico: o da literatura”.


Da Assessoria

bottom of page