top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Semana da Cultura inicia com 'casa cheia' no Cine Ópera

Atualizado: 11 de abr. de 2022

Espetáculos, premiações e oficina artística marcam o primeiro dia da 36º Semana da Cultura Bruno e Maria Enei em Ponta Grossa

As mostras de danças apresentadas na noite desta sexta-feira (08) na 36º Semana da Cultura Bruno e Maria Enei foram espetaculares. Foto: Divulgação

A chuva desta sexta não impediu que os ponta-grossenses prestigiassem o primeiro dia da 36º Semana da Cultura Bruno e Maria Enei. A abertura oficial ocorreu de noite no Cine Teatro Ópera, com a entrega dos Prêmios Culturais de 2020 e apresentações de mostras de danças de grupos locais. Porém, antes da abertura oficial, durante à tarde, foi aberta a Oficina Artística “Reinventando o Ontem” realizado na Unidade Cultural Ponto Azul. A oficina segue com as atividades neste sábado.


A cerimônia de abertura oficial da 36º Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, foi marcado pela entrega da premiação dos “Prêmios Culturais 2020”. Os premiados foram: Luiz Javier Paredes Reátegui (Mérito Cultural Ribas Silveira), Projeto Olaria Cartonera (Prêmio Anita Philipowski de Literatura), Rossana Stori Moleta (Prêmio João Pilarski de Artes Visuais), Édi Marques (Prêmio Jacob Holzmann de Música), Carina Gomes Dalzotto (Prêmio Emma Sintani de Dança), Alberto Portugal (Prêmio José Fernandes Cadilhe de Teatro), Ben-Hur Demeneck (Prêmio Roselei do Rocio Manoel de Artes Populares) e Suzana Paczkowski (Prêmio Especial In Memorian).


Após a entrega das premiações, iniciaram as apresentações das mostras de danças de grupos locais. Um verdadeiro espetáculo apresentado no palco principal do Cine Teatro Ópera. Ao todo foram doze belíssimas coreografias apresentadas: “Dança Escravos de Jó” (Grupo Aproaut), “Lapidarius” (Nitali Centro de Artes), “Percussão corporal Yapo” (Aproaut), “Deserto” (Sagrada Família Escola de Dança), “Brilho da Vida” (Projeto Dança sem Limites), “Variação Feminina de O Corsário” (Sagrada Família Escola de Dança), “Mulambo” (NewSchool), “Harvest” (Nitali Centro de Artes), “Dance Into The Light” (StudioB), “Ceará” (Oxee Cia. de Dança) e “Balé com Fubá” (Casa de Artes).


Neste sábado (09) e domingo (10) as atrações são os espetáculos de dança “Dois Olhares” e “Os flintstones” da Cia Eliane Fetzer, o Concerto Especial da Banda Escola Lyra dos Campos “Sentidos”, o Festival Catavento de Teatro Infantil - que contará com 03 espetáculos diários -,além de apresentações de dança de grupos locais, oficina de artes e a abertura da exposição fotográfica Rodrigo Covolan Collection 22 anos. Os eventos acontecem no Cine-Teatro Ópera, Lago de Olarias e na Unidade Cultural do Ponto Azul.


Ingresso Social

Todas as atividades da Semana da Cultura 2022 serão disponibilizadas ao público através de ingresso social com as seguintes opções:

- 1 kg de alimento não perecível; ou

- 1 agasalho; ou

- 1 caixa de bombons; ou.

- 1 produto de higiene pessoal

Todos os itens arrecadados serão destinados a projetos e entidades sociais.




Segue a programação deste fim de semana


9 de Abril - Sábado Atividade: Abertura da Exposição de Fotografias de Rodrigo Covolan, com apresentação de músicos do Conservatório Maestro Paulino Martins Alves Local: Unidade de Artes Visuais Ponto Azul Horário: 10h Nota: A exposição segue em cartaz até o dia 8 de maio Atividade: Oficina “Reinventando o Ontem” Local: Unidade de Artes Visuais- Ponto Azul Horário: das 14h30 às 16h30 Atividade: Abertura do Festival Catavento de Teatro Infantil Local: Lago de Olarias Espetáculos e Horários: “Aí! Sumiram os Brinquedos!” – 14h; Fada Maria- 15h30 ; Entre o Sol e a Lua - 17h Atividade: Espetáculo de Dança “Os Flintstones” - Com a Cia Eliane Fetzer de Curitiba Local: Cine-Teatro Ópera- Auditório A - Horário: 19h Atividade: Espetáculo de Dança “Dois Olhares” - Com a Cia Eliane Fetzer de Curitiba Local: Cine-Teatro Ópera- Auditório A Horário: 20h 10 de Abril - Domingo Atividade: Festival Catavento de Teatro Infantil Local: Lago de Olarias Espetáculos e Horários: “Aí! Sumiram os Brinquedos!” – 14h; Fada Maria- 15h30; Entre o Sol e a Lua - 17h Atividade: Mostra Coreográfica de Grupos de Dança de Ponta Grossa Local: Cine-Teatro Ópera- Auditório A Horário: 15h Atividade: Concerto Especial da Banda Escola Lyra dos Campos “Sentidos”, sob a Regência de Sérgio Murilo Local: Cine-Teatro Ópera- Auditório A Horário: 20h







bottom of page